CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

No dia D contra o sarampo, metrô de SP recebe pontos de vacinação

Crianças e jovens entre 5 e 19 anos que nunca tomaram a vacina devem receber a imunização

Por: Redação

Neste sábado, 15, acontece o dia D de mobilização contra o sarampo. Crianças e jovens entre 5 e 19 anos que nunca tomaram a vacina devem receber a imunização, pois é único meio de se proteger da doença.

Em São Paulo, postos de saúde e algumas linhas do metrô estão trabalhado hoje em uma força-tarefa com para imunizar esse público. As vacinas serão distribuídas nas estações Penha e Vila Matilde da Linha3-Vermelha e na estação Vila Prudente da Linha2-Verde do metrô. A lista completa dos postos de saúde abertos hoje você confere clicando aqui. 

pessoa segurando uma seringa e um vidro de vacina
Crédito: Andrewsafonov/istockA vacina é o único meio de se proteger do Sarampo.

A ação faz parte da campanha nacional de vacinação contra o sarampo que teve início na última segunda-feira, 10, e segue até o dia 13 de março. A meta é vacinar 3 milhões de crianças e jovens neste primeiro momento.

Em 2019, o Brasil teve 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. São Paulo registrou o maior número de casos e também de mortes pela doença, com 14 óbitos, então não deixe de se proteger.

Veja abaixo mais informações sobre a doença:

Você sabe o que é o sarampo?

O vírus, conhecido por ser o mais contagioso micro-organismo causador do sarampo, é facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções, carregadas pelo ar. Portanto, basta um espirro ou um beijo para que ele seja propagado.

Parte das pessoas que o contraem lidam com ele sem manifestar quaisquer sintomas. Já outras sofrem com manchas no corpo, conjuntivite e febre. A única forma de prevenção é a vacina, tanto em adultos quanto em crianças, o maior grupo de risco, que, ao contaminar a doença, pode chegar a óbito.

Hoje, tanto a tríplice viral quanto a tetravalente (contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora) estão disponíveis na rede pública e privada. Para se proteger, basta ir ao posto de saúde mais próximo e solicitar a vacina.

Esquema vacinal contra o sarampo

O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (Tríplice Viral) e outra (a Tetra Viral) aos 15 meses de idade.

Para adolescentes e adultos até 49 anos:

Até os 29 anos – duas doses, podendo ser da Tríplice ou Tetra Viral

Dos 30 aos 49 anos – dose única, podendo ser da Tríplice ou Tetra Viral

Quem já tomou duas doses durante a vida, da Tríplice ou da Tetra, não precisa mais receber a vacina.

1
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
2
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
3
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
4
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
5
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
6
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
7
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
8
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …