No RS, medicina a distância reduz fila por especialista no SUS
TelessaúdeRS já fez mais de 90 mil consultorias por telefone de médicos de todo o país
Um programa ligado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) vem reduzindo a fila de espera por especialistas no SUS (Sistema Único de Saúde).
Implementado há cinco anos, o TelessaúdeRS fez mais de 90 mil consultorias por telefone de médicos de todo o país com índice de resolução de 62%.
De acordo com reportagem da “Folha“, seis em cada 10 casos clínicos atendidos no programa são resolvidos no posto de saúde, sem necessidade de encaminhamentos a especialistas.
- Como o tamarindo pode reduzir a gordura no fígado de forma natural
- Reduza até 75% da gordura no fígado com chá verde e atividade física
- Câncer de mama: o que é o teste genético e quem pode fazê-lo gratuitamente?
- Saiba como a higiene masculina pode evitar o câncer de pênis
Médicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, pessoal da enfermagem e demais profissionais na ponta do SUS podem usá-lo em dias úteis no horário comercial. A ligação para 0800-644-6543 é gratuita.
Segundo a reportagem, o programa também regula a lista de espera por especialistas no interior do Rio Grande do Sul e obteve redução de 47% da fila —de 170 mil para 90 mil pessoas. A partir de julho o serviço será replicado em cinco capitais (Porto Alegre, Rio, Manaus, Maceió e Brasília).
As teleconsultorias são respondidas por uma equipe de médicos de diferentes especialidades, com experiência em Atenção Primária à Saúde.
Moçambique
Na última segunda-feira (18), o governo de Moçambique lançou o Telesssaúde MZ, programa inspirando no serviço brasileiro. Desde 2014, o TelessaúdeRS presta apoio técnico na estruturação do núcleo do país africano.