Nova pesquisa revela principal sintoma dos casos positivos de covid
Febre e perda do olfato ou paladar foram menos comuns
Uma pesquisa baseada na análise de testes de farmácias de 3,3 milhões de pessoas nos seis primeiros meses de 2021 rastreou as manifestações causadas pela covid-19 entre os brasileiros. Os dados mostraram que o principal sintoma é a tosse, com 68,7% das pessoas se queixando sobre ela.
O perfil das testagens foi analisado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em parceria com a plataforma Clinicarx.
Em segundo lugar, apareceu nariz escorrendo (53,6%), dor de garganta (49,0%) e dor de cabeça (48,8%).
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Nova variante da covid: saiba quais os sintomas podem aparecer até 4 dias após a infecção
- Países que confirmaram casos da nova cepa mais letal de mpox
- Este sintoma da covid-19 costuma ser ignorado; veja qual
Já os sintomas considerados “típicos” da doença, como diarreia (22,4%), dispneia (18,1%), febre (11,9%) e perda do olfato ou paladar (9,5%), foram menos frequentes.
A análise dos testes positivados também mostrou que 90% dos pacientes estavam sintomáticos, já os 10% restantes eram assintomáticos e descobriram estar com coronavírus após a realização dos testes rápidos.
Sintomas da variante Delta
Os sintomas desse estudo se diferenciam dos apresentados pelas pessoas infectadas com a variante Delta do coronavírus, que foi identificada pela primeira vez na Índia e já se espalhou para vários países.
A cepa, que é mais contagiosa que a versão original do vírus, causa sintomas parecidos com os de um resfriado leve. O problema é que isso pode fazer com que as pessoas não deem a devida importância e continuem circulando, levando o vírus para outros lugares.
Confira no link abaixo os sinais mais comuns da variante Delta: