Nova variante do coronavírus é confirmada em Sorocaba, SP
Cepa que está sendo analisada possui semelhanças com a variante da África do Sul
O governo de São Paulo confirmou que uma nova variante do coronavírus foi identificada na cidade de Sorocaba, no interior do estado. Segundo o anúncio feito durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 31, no Palácio dos Bandeirantes, trata-se de um único caso, mas a Vigilância Sanitária investiga se há outros na cidade.
A cepa, que se assemelha à da África do Sul, foi detectada em uma mulher de 34 anos sem histórico de viagem ou de contato com viajantes do continente africano. Ela está em isolamento.
O Instituto Butantan está analisando o caso e irá fazer seu sequenciamento da linhagem. Segundo o diretor do Instituto, Dimas Covas, existe a possibilidade que ela seja uma evolução da variante brasileira P1 [identificada primeiro em Manaus, no Amazonas], que pode ter atingido característica semelhantes à já conhecida variante sul-africana.
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Cientistas fazem alerta sobre comportamento da nova cepa da mpox
- Países que confirmaram casos da nova cepa mais letal de mpox
- Mpox: entenda como a doença pode causar a morte
Embora ainda não haja muitas informações, o que se sabe é que essa linhagem ainda não tinha sido notificada no Brasil. “Não é uma variante nova, mas ela é nova no Brasil. Nós não temos ainda mais detalhes sobre esse caso, mas essa é a informação que eu recebi até o momento”, explicou o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus, Paulo Menezes.
As cepas da África do Sul e de Manaus são, assim como a do Reino Unidos, consideradas “variantes de preocupação”, que que podem ser potencialmente mais transmissíveis em todo o mundo e contribuir para explosões de casos.