Nova variante do coronavírus é identificada no Rio de Janeiro

Ainda não é possível saber se a cepa é mais agressiva e transmissível

Mais uma nova variante do coronavírus foi detectada no estado do Rio de Janeiro, dessa vez, no município de Porto Real, divisa com o estado de São Paulo. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A linhagem é originária da B.1.1.28, que circula no Brasil desde março, e foi nomeada como P.5. A linhagem tem a mesma estrutura da cepa original, porém sofre mutações no spike, como é conhecida a coroa do vírus que se liga à célula.

Descoberta nova variante do coronavírus no estado do Rio de Janeiro
Créditos: ffikretow/istock
Descoberta nova variante do coronavírus no estado do Rio de Janeiro

O paciente identificado com a variante está bem, segundo secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe. “Vamos avaliar o impacto de virulência. Ela não me parece ser agressiva. O paciente está bem, em casa e a SES não tem informação se ele contraiu o vírus em viagem”, informou Chieppe à CNN Brasil.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), dezenove casos da mesma variante já foram localizados no estado de São Paulo e, até o momento, não é possível afirmar que ela seja mais letal ou transmissível.

A descoberta dessa variante foi possível por conta do monitoramento genômico. Esse estudo mostra ainda que a linhagem P.1 (originária de Manaus) continua sendo a mais frequente no estado.