Novo estudo aponta para hábito comum que aumenta risco de diabetes

Pesquisadores avaliaram os de 100 mil pessoas para chegar aos resultados

Pesquisadores do Instituto Espanhol de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) descobriram um hábito bem comum que pode aumentar o risco de diabetes.

Segundo eles, indivíduos que tomam café da manhã depois das 9h têm 59% mais chances de desenvolver a doença em comparação com aqueles que terminam o café da manhã às 8h ou antes.

O estudo, publicado no International Journal of Epidemiology, também revelou que jantar depois das 22h aumenta ainda mais o risco de diabetes tipo 2. A conclusão veio após a análise de dados de 100.000 pessoas na França durante um período de sete anos.

Descoberto hábito que aumenta risco de diabetes
Créditos: gece33/istock
Descoberto hábito que aumenta risco de diabetes

A explicação

De acordo com os autores, os achados fazem sentido, já que pular o café da manhã afeta o controle da glicose e lipídios, bem como os níveis de insulina, aumentando o risco de diabetes tipo 2.

O diabetes tipo 2 está associado a vários fatores de risco modificáveis, incluindo uma dieta pouco saudável, sedentarismo e tabagismo.

Para explorar o impacto do horário das refeições no risco de diabetes, os pesquisadores pediram aos participantes que registrassem sua ingestão alimentar e os horários das refeições durante um período de 24 horas em três dias não consecutivos. A equipe então analisou os dados durante um período de sete anos e identificou 963 novos casos de diabetes tipo 2.

Os resultados mostraram que indivíduos que tomavam café da manhã regularmente depois das 9h tinham um risco significativamente maior de desenvolver a doença.

Por outro lado, o estudo também revelou que o jejum prolongado pode ser benéfico se os indivíduos tomarem café da manhã antes das 8h e jantarem mais cedo.