Últimas notícias:
Loading...

70% dos casos de diabetes tipo 2 estão ligados a este hábito

De acordo com estudo, esse fator contribuiu para mais de 14,1 milhões de casos da doença em 2018 no mundo

Um estudo americano recém-publicado na revista científica Nature sugere que 70% dos diagnósticos de diabetes tipo 2 estão ligados ao hábito alimentar ruim.

Segundo os pesquisadores, dos 11 fatores dietéticos considerados, três contribuíram significativamente para o aumento da incidência global de diabetes tipo 2. São eles: ingestão insuficiente de grãos integrais, excesso de arroz e trigo refinados e consumo excessivo de carne processada.

Fatores como beber muito suco de frutas e não comer vegetais, nozes ou sementes sem amido tiveram menos impacto em novos casos da doença.

Mau hábito seria responsável pela maioria dos casos de diabetes tipo 2
Créditos: VioletaStoimenova/istock
Mau hábito seria responsável pela maioria dos casos de diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é caracterizado pela resistência das células do corpo à insulina.

A análise do grupo de pesquisa revelou que os mais afetados são homens jovens que vivem em áreas urbanas.

Segundo o estudo, o número é surpreendente porque pesquisas anteriores sinalizavam que a dieta contribuiria com cerca de 40% dos casos.

A equipe atribui isso às novas informações em sua análise, como a primeira inclusão de grãos refinados, que foi um dos principais contribuintes para a carga de diabetes. Eles também consideram que analisar dados atualizados sobre hábitos alimentares baseados em pesquisas dietéticas nacionais, em vez de estimativas agrícolas, fez diferença.