Número de mortes por febre amarela no país sobe para 53

O número de pessoas mortas em decorrência da febre amarela no Brasil subiu de 20 para 53 em uma semana, de acordo com um novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.  O boletim ainda informa que foram confirmados 130 casos da doença entre julho de 2017 e janeiro deste ano.

Ao todo, foram notificados 601 casos suspeitos, sendo que 162 permanecem em investigação e 309 foram descartados, neste período.

No ano passado, de julho de 2016 até 23 janeiro de 2017, mesmo período analisado pelo balanço atual, eram 397 casos confirmados e 131 óbitos confirmados. “Embora a área exposta este ano seja muito maior e abarque grandes cidades com maior concentração populacional do que no ano passado, esses números demonstram que a situação deste ano é muito mais controlada, se comparada ao ano passado”, explicou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A campanha de fracionamento da vacina contra a febre amarela começa nesta quinta-feira (25) nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A antecipação foi adotada porque o Ministério da Saúde já repassou, a ambos os estados, os insumos que serão utilizados nas campanhas. Até o momento, a campanha de vacinação no estado da Bahia permanece na data prevista (entre 19 de fevereiro e 9 de março).