O aroma fresco e vibrante que melhora o humor instantaneamente
Óleos de plantas aromáticas têm sido usados desde os tempos antigos para melhorar o ânimo, a disposição e a saúde de forma geral
Os aromas têm poder de interferir no nosso estado de espírito, relaxar, reavivar memórias e trazer concentração. A aromaterapia, que estuda os óleos essenciais, conhece bem esses benefícios. Um dos aromas que é referência por melhorar o humor é o de limão.
Extraído da casca da fruta, ele possui um cheiro refrescante e cítrico que é amplamente utilizado em aromaterapia, cosméticos, limpeza e até mesmo em produtos alimentícios.
Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que, após sentirem o aroma do óleo essencial de limão, os participantes apresentaram melhoria do humor.
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
No estudo, os pesquisadores examinaram os efeitos dos dois odores mais estudados — óleo de limão (estimulante) e óleo de lavanda (relaxante). Os resultados foram publicados na edição de abril de 2008 do periódico Psychoneuroendocrinology.
Outros benefícios do óleo essencial de limão
Rico em limoneno, o óleo essencial de limão possui propriedades antioxidantes que Ajuda a combater os radicais livres, protegendo as células do corpo contra danos e envelhecimento precoce.
Além disso, seu aroma é conhecido por auxiliar a ter foco e clareza mental e reduzir o sono e cansaço.
Nos aspectos físicos, a aromaterapia evidencia sua ação anti-inflamatória, analgésica, antiviral, antisséptica e imunoestimulante. Além disso, o aroma de limão pode funcionar como um expectorante, ajudando na eliminação do muco, e melhorando o sistema respiratório no geral.
O que são óleos essenciais?
Os óleos essenciais são compostos extraídos de flores, frutas, folhas e raízes de plantas aromáticas. Eles levam a essência da planta, além do seu aroma e sabor característicos.
São obtidos por destilação (a vapor e/ou água) ou por métodos mecânicos, como a prensagem a frio.
Mas não é porque ele são naturais que podem ser usados sem critérios. Em contato direto com a pele ou mucosas, os óleos essenciais podem causar queimaduras, irritações, alergias e sensibilização.
Isso pode ocorrer porque esses óleos são extremamente concentrados, sendo que para fazer uma única gota, muitas vezes são necessários quilos e quilos da planta.
Para se ter uma ideia, para se obter 1 litro de óleo essencial de rosas são necessárias cerca de duas tonelada de pétalas.
Como usar óleos essenciais?
Inalação direta: você pode respirar o cheiro do óleo essencial diretamente do vidrinho.
Inalação indireta: você também pode respirar o perfume usando um difusor de ambiente que espalha o aroma pelo ar. Outra forma de inalação é colocar algumas gotas em um lenço de papel ou algodão.
Aplicação na pele: mas é preciso atenção! Apenas o óleo essencial de lavanda pode ser aplicado diretamente na pele, todos os demais devem antes ser diluídos em um óleo carreador – como óleo de coco, óleo de amêndoa ou óleo de abacate – antes de aplicá-lo na pele.