O consumo diário deste ingrediente evita problemas de saúde!
Estudo canadense encontrou série de evidências que apontam o mel como um importante aliado regulador da saúde
O consumo regular de mel pode promover a manutenção do sistema imunológico e combater uma série de problemas de saúde ao controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Para isso, bastam apenas duas colheres por dia, aponta estudo administrado por médicos da Universidade de Toronto, no Canadá.
Tauseef Khan, pesquisador e um dos autores do estudo, afirmou que os resultados foram “surpreendentes”, sobretudo pelo fato de que o mel é composto 80% de açúcar. Contudo, ele explica a relação. “O mel também é uma composição complexa de açúcares comuns e raros, proteínas, ácidos orgânicos e outros compostos bioativos que muito provavelmente trazem benefícios à saúde”.
Assim, concluiu-se que o mel pode ser um grande aliado na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, que sem um devido controle pode afetar pessoas com diabetes. Já o colesterol alto é conhecido como um assassino silencioso porque, em muitos casos, quem o tem geralmente não apresenta sintomas.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Efeitos do mel para a sua saúde
Ao todo, mil participantes foram submetidos a 18 ensaios controlados que incluía a dose média diária de mel equivalente a 40 gramas (duas colheres de sopa). Os testes duraram, em média, oito semanas.
O estudo concluiu que o mel, especialmente quando cru ou não processado, melhora o controle glicêmico e os níveis lipídicos quando consumidos dentro de um padrão alimentar saudável.
No entanto, os especialistas advertem que a pessoa não deve começar a adicionar mel à sua dieta se já estiver evitando o açúcar. Orientam também que é válido para aquele que, usam açúcar, xarope ou outros adoçantes, a a considerar trocá-los por mel.