O corpo perfeito que você pode comprar está à venda na feira fitness do Arnold Schwarzenegger
Não só de Olímpiadas vive o mercado esportivo carioca em 2016. A cidade maravilhosa sediou no fim de semana passado e pela quarta vez o Arnold Classic, “o maior festival multiesportivo do mundo”, segundo o press release. Como o nome já entrega, o festival foi fundado por ninguém menos que Arnold “consultei o google para digitar certo” Schwarzenegger, ator, ex-governador da Califa, ex-Mister Universo e o maior embaixador do bodybuilding na história.
O evento combina feira de negócios, conferência para profissionais da área, exibição e competição de diversas modalidades de esportes como fisiculturismo, strongman, crossfit, pole dance, spinning, várias artes marciais, queda de braço e até xadrez. Um pavilhão do Rio Centro concentra a maioria dos esportes enquanto outro reúne estandes de fabricantes de suplementos alimentares e outros produtos do seguimento fitness. Em cada estande, fotos gigantes de atletas patrocinados pelos expositores, e muitas vezes uma fila enorme de marombeiros aguardando pacientemente para posar para uma selfie ao lado dos próprios.
Logo na entrada do primeiro pavilhão, um palco enorme recebe as competições de fisiculturismo, ou bodybuilding, como é conhecido lá fora. Separados em faixas de peso (na categoria bodybuilding e bodybuilding pro) ou altura (no bodybuilding clássico e nas categorias femininas) fileiras de homens e mulheres com o corpo bezuntado e abdômen de inseto se apresentam para os juízes e o público. Como o único peso que eu estou acostumado a levantar é minha mochila de equipamentos fotográficos, abordei alguns sarados e saradas para tentar entender melhor esse esporte que é o fisiculturismo. (continue lendo aqui)