O motivo por trás dos óculos escuros do auxiliar técnico da Holanda

Desde 1999, quando ainda jogava, o ícone holandês usa o acessório

O ex-jogador Edgar Davids, que é auxiliar técnico da seleção da Holanda, chamou atenção por usar óculos escuros em campo, mesmo na sombra. O motivo por trás disso não tem a ver com moda, nem estilo.

Em 1995, Davis sofreu um grave traumatismo craniano. Quatro anos depois, isso refletiu em sua visão, e ele precisou fazer cirurgia de glaucoma.

Auxiliar técnico da Holanda chama atenção por seus óculos escuros
Créditos: reprodução/Twitter/@PLFrance_
Auxiliar técnico da Holanda chama atenção por seus óculos escuros

Na época torcedores holandeses e da Juventus, time que ele defendia, estavam preocupados com sua condição e se perguntavam se ele conseguiria recuperar sua visão e voltar ao futebol.

Como os médicos o diagnosticaram precocemente, Davids pôde receber o tratamento adequado. Sua visão foi estabilizada, mas seus olhos permaneceram fracos. Para regressar aoa campos só havia uma solução, usar óculos.

A partir de então, ele passou a usar sempre o acessório, cada vez de um modelo e cor diferentes.

O que é glaucoma?

Glaucoma é uma doença ocular que resulta em danos ao nervo óptico e causa perda de visão. Quando detectada no início, as chances de sucesso no tratamento são maiores.

Porém, como muitas vezes a condição pode não provocar dor, os portadores dessa doença só percebem sua existência quando os danos são graves e irreversíveis.

Se todo o nervo óptico for destruído, irá ocorrer uma cegueira definitiva.

Vários fatores podem ocasionar a doença, um deles é o aumento da pressão intra-ocular. Os fatores de risco são a hereditariedade, o diabetes e traumas oculares.

Tratamento

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Embora não tenha cura, o tratamento e o controle da pressão ocular garantem um conforto e uma melhora de qualidade de vida ao paciente.

Há três tipos de tratamento para o glaucoma: uso de colírios, aplicações de laser e cirurgia. O mais usual é o uso de colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos eles podem ser combinados com o uso de medicamentos de via oral.