O que a cor do seu xixi diz sobre a sua saúde?
Atente-se às diferentes colorações do xixi e o que elas podem significar
Você já reparou na cor do seu xixi ? A pergunta pode parecer estranha, mas é indispensável para ajudar a diagnosticar doenças precocemente.
Quem é alerta é a médica nefrologista Cibele Rodrigues, que aponta. “O certo é que urinemos cerca de 2 a 2,5 litros de xixi ao dia, de cor amarelo clara, sem cheiro forte e sem dor”, explica.
Por isso, atente-se às diferentes colorações do xixi e o que elas podem significar:
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- Chá de alecrim oferece muitos benefícios à saúde, como auxiliar a digestão e aliviar inchaços
Amarelo forte
Quantidade de líquidos
A coloração amarela forte ou alaranjada pode indicar ausência líquidos no organismo, mas não só. Por exemplo, quando há de infecção da urina uma grande quantidade de células chamadas leucócitos deixam o xixi mais forte e frequentemente má cheirosa por conta especialmente de bactérias.
Podem existir outros sintomas associados como dor ou ardor para urinar, a pessoa acometida pode fazer xixi diversas vezes em pequenas quantidades e mediante esforço, dor na região inferior da barriga, enfim, características de cistite (infecção na bexiga) ou uretrite (infecção na uretra, que é o canal que liga a bexiga ao meio externo).
Vermelho, marrom ou mais escuro
Perda de sangue
Quando aparenta cor avermelhada ou alaranjada “como suco de laranja”, ou ainda cor de “chá mate”, ou cor de “refrigerante de cola”, a condição geralmente indica sinal de perda de sangue pela urina. Normalmente, a vazão pode estar vindo dos rins ou das vias urinárias.
Entre as condições associadas, considera-se pedras que andam pelos canais que levam o xixi, e após machucá-los, levam o sangue sair.
Geralmente acompanhar dor na região lombar de forte intensidade. Em casos mais graves, pode estar relacionado a tumores, nefrites, tuberculose. Além disso, quando o fígado está doente o paciente pode produzir excesso de bilirrubinas, que podem ser eliminadas pelos rins e colorir a urina de cor acastanhada ou mesmo marrom.
Outras cores
Corantes
Corantes naturais como o da beterraba, amora e mirtilo podem colorir a urina. E isso geralmente não significa indício de doença. O mesmo pode acontecer em relação aos corantes artificiais, contidos em muitos remédios, que podem tornar a urina de cores inimagináveis.
Em casos menos recorrentes, algumas bactérias provocadas por infecções adquiridas em ambiente hospitalar ou na presença de entupimentos da via urinária, produzem um pigmento azul ou verde. São as pseudomonas, conhecidas como bacilos piociânicos (ciano=azul).
Na dúvida, sempre procure um médico.
Com informações do site Minha Vida.