3 características do xixi que revelam algo de errado com a sua saúde
Veja como sua urina alerta para seu estado de saúde
Fazer xixi é algo tão habitual que você pode não dar muita atenção a isso. Mas sua urina pode dizer muito sobre sua saúde e se seu corpo está funcionando como deveria.
Desde a cor da sua urina, ao seu cheiro e quantas vezes você precisa ir urinar, tudo isso diz muito sobre seu corpo e pode alertar sobre algum possível problema de saúde.
Mudanças na cor do xixi
Um tom amarelo claro é a cor ideal para o seu xixi – significa que você está bebendo bastante água e que seus rins estão funcionando bem. Se for um amarelo mais escuro, provavelmente você está desidratado.
A desidratação pode causar fadiga, dores de cabeça e náuseas e pode ter consequências mais graves para a saúde de crianças e idosos.
Se o xixi sair marrom avermelhado, pode ser sinal de sangue no trato urinário resultante de infecção, pedras nos rins ou na bexiga, câncer ou condições como cistite intersticial e síndrome da bexiga dolorosa.
É importante, no entanto, se atentar para medicamentos e certos alimentos que podem alterara a cor da urina.
Cheiro estranho
É claro que a urina tem um cheiro característico não agradável, se o cheiro ficar mais forte é preciso prestar atenção.
Certos alimentos podem alterar o cheiro do xixi , como aspargos ou alho, assim como certos medicamentos e suplementos, como a vitamina B6.
Mas, em alguns casos, urina com mal cheiro forte pode significar desidratação. Se for esse o caso, você também sentirá sede e boca seca.
Assim como também pode indicar uma infecção do trato urinário (ITU), uma infecção por fungos ou uma infecção sexualmente transmissível (IST).
Todas essas três condições também virão acompanhadas de sintomas: uma ITU causará uma sensação de queimação ao urinar e febre, enquanto uma infecção por fungos pode causar uma secreção semelhante a queijo cottage e uma sensação de coceira.
Enquanto isso, ISTs como clamídia pode causar corrimento incomum na vagina, pênis ou ânus, bem como coceira e erupções cutâneas, bolhas, feridas ou verrugas e dor ao fazer xixi.
Sangue no xixi
Embora possa ser um sinal de infecção do trato urinário, é sempre importante falar com um médico sobre sangue no xixi, pois pode ser um sinal de câncer. A condição será mais fácil de tratar se for descoberta cedo.
Se o sangue no xixi for acompanhado de dor em queimação, necessidade de urinar com frequência, mal cheiro e febre alta, é mais provável que você tenha uma infecção do trato urinário.
Homens mais velhos com dificuldade para fazer xixi ou que precisam fazer xixi com frequência e notam sangue em seu xixi podem ter aumento benigno da próstata.
Quando procurar um médico?
Sempre que notar alguma mudança no aspecto do xixi que não tem uma explicação lógica, vale consultar um médico.
Além de todas as características citadas acima, é importante prestar atenção na quantidade de vezes que necessita urinar.
Se você precisa fazer xixi várias vezes, especialmente durante a noite, poder ser sinal de infecção do trato urináro. Mas também pode ser diabetes.