O que é a entorse sofrida por Neymar e qual a gravidade?
Recuperação da região lesionada vai depender da gravidade, que ainda será reavaliada
A partida de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar terminou com uma preocupação: será que Neymar poderá disputar os próximos jogos? O craque sofreu uma entorse no tornozelo direito ao dividir a bola com o jogador sérvio Milenkovick aos 22 minutos do segundo tempo e precisou ser substituído.
Depois disso, seu tornozelo estava visivelmente inchado e ele seguiu mancando para o vestiário. Mais tarde, o médico da seleção brasileira confirmou que ele havia torcido.
“Neymar teve uma entorse no tornozelo direito”, disse o médico Rodrigo Lasmar. “Iniciamos o tratamento imediatamente, mas precisamos esperar 24 e 48 horas para ter uma avaliação melhor.”
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
O que é entorse?
A lesão é considerada comum no meio esportivo, principalmente no futebol.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), esse tipo de lesão habitualmente ocorre quando há um movimento lateral do pé – no caso de entorse do tornozelo – numa intensidade além do normal.
Pode acontecer com frequência em campo, mas também fora dele, em qualquer situação, como ao pisar em terreno irregular, em um buraco ou degrau. É a famosa expressão “torceu o pé”.
Isso faz com que o pé gire para dentro, comprometendo os ligamentos do lado de fora. Além da dor, do inchaço e da dificuldade em caminhar, a região pode ficar roxa.
Déjà vu de lesões
Essa não é a primeira lesão de Neymar na região do tornozelo. Na Copa de 2018, na Rússia, Neymar jogou mesmo com dores causadas por uma ruptura dos ligamentos do tornozelo, sofrida com a fratura no quinto metatarso do pé direito, dias antes do torneio começar.
Embora a condição não o tenha tirado da Copa da Rússia, impediu que ele estivesse 100%.
Em 2019, Neymar ficou fora da Copa América disputada no Brasil após sofrer uma entorse de tornozelo em amistoso contra o Catar.
Na ocasião, exames apontaram um rompimento ligamentar no tornozelo direito, o mesmo lesionado pela dividida com o lateral da Sérvia na quinta-feira, 24.
O camisa 10 teve que ficar com a região imobilizada e precisou usar muletas para a recuperação.
Dessa vez será diferente?
A entorse pode impactar o tornozelo de diferentes formas e o tempo de recuperação vai depender do grau de gravidade. Existem três níveis: grau 1, quando há estiramento ligamentar; grau 2, quando ocorre lesão ligamentar parcial; e grau 3, quando há lesão ligamentar total.
O tempo de recuperação pode variar de 7 a 14 dias em casos mais leves. Já em casos moderados, pode ser necessário aguardar até 21 dias. Entorses graves demandam até um mês de recuperação.
O próximo compromisso da seleção brasileira é na segunda-feira, 28, contra a Suíça.
O médico da seleção brasileira disse que ainda é cedo para afirmar qualquer coisa e que nesta sexta-feira,25, o atacante será reavaliado.
“Não existe nenhum exame de imagem marcado. Caso exista necessidade nós o faremos, mas isso vai ser decidido amanhã, quando ele será reavaliado provavelmente”, disse Lasmar.
O técnico Tite, no entanto, manteve o otimismo de que a lesão não afastará Neymar. “Pode ter certeza de que o Neymar vai jogar a Copa, tenho certeza absoluta disso. Ele vai jogar a Copa”, disse.