O que há de errado com os dedos do rei Charles? Médico explica
Inchaço nos dedos chamou atenção do mundo todo e acabou virando meme nas redes sociais
Após a ascensão do rei Charles III ao trono, a atenção toda se voltou para ele, especialmente para um detalhe: a aparência inchada de seus dedos. As especulações sobre se isso implicaria em algum problema de saúde explodiram nas redes sociais.
Em meio às suposições, alguns médicos do Reino Unido têm avaliado as fotos que se tornaram virais no Twitter para explicar as possíveis causas do inchaço.
Dr. Gareth Nye, professor sênior da Universidade de Chester, explicou em entrevista ao Daily Star, que – embora muitas condições pudessem causar dedos inchados – algumas eram mais prováveis do que outras, como edema ou retenção de líquidos.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
“O edema é uma condição em que o corpo começa a reter fluidos nos membros, normalmente nas pernas e tornozelos, mas também nos dedos, o que os faz inchar”, disse. “É uma condição comum e afeta principalmente pessoas com mais de 65 anos, pois a capacidade de controle de fluidos é restrita.”
Ele acrescentou: “Para ver se esta é a causa, pressionar a área inchada por cerca de 15 segundos causaria uma depressão na área”.
Possível artrite?
Outra possibilidade, segundo o médico, é a artrite, que, segundo ele, “frequentemente afeta três áreas principais da mão – a articulação do polegar ou as articulações dos dedos”.
“Os dedos geralmente ficam rígidos, doloridos e inchados e, embora a medicação possa ajudar com a dor, o inchaço pode permanecer”, acrescentou.
Outras causas menos comuns de inchaço incluem uma dieta rica em sal e medicamentos como pílulas para pressão arterial e esteroides, de acordo com o médico.
No entanto, o Dr. Nye assegurou que não há nada para se alarmar. “Não há nenhum problema de saúde imediato a ser concluído com os dedos inchados e é provavelmente um sinal de sua idade”.