O que leva a pessoa a ter sinusite?
Sinusite pode ser ocasionada tanto por bactérias, fungos e vírus quanto por fatores alérgicos
Causada pela inflamação das mucosas dos seios da face, região ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos, a sinusite pode ser ocasionada tanto por bactérias, fungos e vírus quanto por fatores alérgicos: poeira, choque térmico e alguns odores.
A sinusite também se divide em dois grupos:
Aguda
Quando ocorre dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal), ela pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.
Na grande maioria dos casos, acontece obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração.
Somado a isso, febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite também são sintomas associados a essa condição.
Crônica
Neste caso o que varia é a intensidade dos sintomas citados anteriormente. Mas a tosse costuma ser o principal sintoma, que aumenta de intensidade à noite quando a pessoa se deita. Isso porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.
As crises de tosse também podem ocorrer pela manhã e diminuem de intensidade no decorrer do dia.
Sintomas:
Enquadram-se como os principais sintomas da sinusite a secreção nasal espessa e amarelada, acompanhada de sensação de peso ou pressão no rosto. Mas não só, isso porque outros sintomas também podem aparecer:
Dor de cabeça, que pode se espalhar para os olhos e nariz;
Dor de garganta;
Dificuldade para respirar pelo nariz;
Perda do olfato e gosto;
Mau hálito;
Tosse que piora à noite.
Vale destacar que, em casos de sinusite bacteriana, pode ser relatada febre acima de 38º graus e tonturas. Para diagnosticar a sinusite, é necessário avaliação clínica do médico clínico geral ou otorrino.
Com informações do site do Hospital São Matheus.