Últimas notícias:

Loading...

Entenda o que pandemia e no que ela se difere de uma epidemia

Ao declarar pandemia do novo coronavírus, OMS reforça que a palavra não deve ser usada de maneira descuidada para não gerar medo irracional

Por: Redação

Nesta quarta-feira, 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus e informou que, nas próximas semanas, o número de casos, de mortes e o número de países afetados deve aumentar ainda mais.

“A OMS está avaliando esse surto 24 horas por dia e estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação e severidade e com os níveis de inação. Portanto, avaliamos que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia”, anunciou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O mudança de termo, segundo Ghebreyesus, não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer e não deve ser motivo para pânico. “Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, afirmou.

Mas, afinal, o que é pandemia?

As pandemias são estados de doença que aumentam acentuadamente nas populações em todo o mundo, podendo ser transmitidas de uma pessoa a outra de forma continuada. Em resumo, essa classificação sugere que todas as pessoas do mundo serão expostas ao vírus.

pandemia
Crédito: Peterhowell/istockA classificação pandemia sugere que determinada doença ameaça muitas pessoas ao redor do mundo

Embora, geralmente, se refira a doenças infecciosas, como peste ou gripe, o termo é frequentemente usado para se referir a outras condições de saúde, incluindo câncer, obesidade e até dependência química.

Um exemplo recente de pandemia é o caso da gripe suína, de 2009, que infectou milhões de pessoas, causando a morte de centenas de milhares.

A pandemia da vez, no entanto, é novidade, já que nunca antes foi observada uma situação dessas provocada por um coronavírus, segundo informou a OMS.

Difícil controle

Pandemias são mais prováveis de acontecer com novos vírus. Nesses casos, por conta do fator novidade, nossos corpos não possuem defesas naturais e, tampouco, existem vacinas ou medicamentos para frear a infecção.

No caso do novo coronavírus, o desafio é ainda maior porque ele é transmitido facilmente por vias aéreas, através do contato direto ou indireto com gotículas respiratórias de pessoas infectadas.

pessoas usando máscaras de proteção no aeroporto
Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil A transmissão do coronavírus acontece pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas

Entenda melhor como acontece as classificações de doenças pela OMS:

Surto: é quando uma determinada doença se manifesta em localidades limitadas ou é típica de uma região específica.

Epidemia: é uma doença infecciosa e transmissível que ocorre em uma região e pode se espalhar rapidamente para outras localidades.

Pandemia: acontece quando uma epidemia se espalha por diversos continentes, afetando um grande números de pessoas. Na atualidade, elas são mais comuns por conta da facilidade de deslocamento pelo mundo.

Compartilhe: