O que significa ouvir a mesma música centenas de vezes, segundo a psicologia

A psicologia explicou por que ouvimos a mesma música repetidamente e por quê

03/09/2025 15:28

Ouvir repetidamente uma canção é um hábito mais comum do que parece. De acordo com psicólogos, isso acontece porque a música libera dopamina, o neurotransmissor ligado ao prazer e à recompensa. Quando uma melodia, letra ou ritmo nos agrada, ela ativa áreas do cérebro que geram bem-estar, fazendo com que a pessoa queira reviver essa sensação diversas vezes.

Música como memória afetiva

Assim como determinados aromas podem transportar alguém para o passado, as músicas também funcionam como gatilhos de memória emocional. Uma canção pode remeter a um momento de alegria, a uma experiência marcante ou até a uma fase nostálgica, reforçando a vontade de ouvi-la novamente.

Outros recursos oferecidos pela música

Regulação das emoções

Muitas pessoas usam músicas familiares como uma forma de lidar com sentimentos. Tristeza, ansiedade, felicidade ou nostalgia podem ser processadas de maneira mais leve ao som de uma canção já conhecida. Nesse sentido, repetir músicas pode ser um mecanismo de conforto emocional e até um recurso para reduzir o estresse.

Assim como determinados aromas podem transportar alguém para o passado, as músicas também funcionam como gatilhos de memória emocional
Assim como determinados aromas podem transportar alguém para o passado, as músicas também funcionam como gatilhos de memória emocional - Viktoriia Hnatiuk/istock

Concentração e foco

Outro motivo apontado pela psicologia é que músicas familiares funcionam como uma espécie de trilha sonora de fundo, ajudando a bloquear distrações externas. Por isso, muitas pessoas preferem ouvir repetidamente a mesma faixa enquanto estudam ou trabalham, pois isso cria uma sensação de familiaridade e concentração.

Quando pode ser um sinal de alerta?

Embora o hábito seja considerado normal e até benéfico, é importante observar se ele se torna excessivo e persistente. Se a repetição da música passar a ser usada como única forma de lidar com emoções ou ocupar tempo a ponto de prejudicar outras atividades, pode ser um sinal de que algo precisa de atenção psicológica.

Na maioria dos casos, repetir uma música é apenas um reflexo da nossa conexão emocional com ela. Mais do que entretenimento, as canções funcionam como ferramentas de memória, regulação emocional e até foco mental.