O que você NÃO deve comer se você tem gota
É importante saber que a resposta de cada pessoa aos alimentos pode variar, e algumas pessoas podem ser mais sensíveis a certos alimentos do que outras
A gota é uma doença metabólica caracterizada por uma forma complexa de artrite que afeta principalmente os homens e se manifesta com sintomas como dores agudas nas articulações, inchaço e vermelhidão. Além disso, esta condição também é um importante fator de risco para doenças renais e cardiovasculares. A nutrição adequada – embora não seja suficiente para curar a gota – desempenha um papel muito importante, porque permite reduzir o risco de recaídas e retardar a progressão das lesões articulares.
Quais são as causas da gota?
A gota ocorre quando níveis elevados de ácido úrico no sangue levam à formação e acúmulo de cristais nas articulações, causando inflamação e dor intensa.
Normalmente, o ácido úrico é eliminado pelos rins; um acúmulo excessivo (chamado hiperuricemi ) pode derivar do fato de o corpo produzir muito (o ácido úrico é produzido durante o processo de metabolismo das purinas, contidas em alguns alimentos) ou de os rins não serem capazes de eliminá-lo suficientemente através a urina.
Outras causas podem ser:
- certos tipos de tumores
- doenças hereditárias
- falência renal
- hipertensão
- obesidade
- alguns medicamentos
- dieta não adequada
O que não posso comer com gota?
Acima de tudo, o álcool (especialmente a cerveja) e as bebidas açucaradas, como refrigerantes, devem ser eliminados. Outros alimentos que devem ser evitados são:
- Salsichas
- Frituras
- Frutos do mar
- Carnes vermelhas
- Vísceras, como fígado e rins
- Aves
- Alimentos ricos em frutose
- Leguminosas