O que você precisa saber sobre a osteroporose
A osteoporose é uma doença silenciosa, o que significa que pode ocorrer com poucos ou nenhum sintoma. A menos que ocorra uma complicação
A osteoporose é uma condição médica que leva ao enfraquecimento da estrutura óssea do corpo.
A condição ocorre quando o processo natural de formação óssea não consegue acompanhar o processo de perda óssea, resultando em ossos porosos e frágeis. O osso tem uma estrutura em forma de treliça, semelhante a um favo de mel.
Quando a osteoporose é um problema, há menos osso de suporte e lacunas maiores na estrutura, levando a uma estrutura mais fraca. Devido a esse enfraquecimento, os ossos podem ser quebrados com trauma mínimo.
- 4 destinos para conhecer e se encantar na Costa das Baleias
- Como manter a forma com o passar dos anos? Veja estas 5 dicas
- Estes são os principais sintomas de câncer de fígado
- Existe horário certo para tomar remédio para a pressão alta?
Ossos quebrados podem ser um problema sério. Embora algumas dessas fraturas possam ser tratadas com tratamentos simples, outras podem exigir cirurgia e reabilitação prolongada.
Quais os sintomas de osteoporose?
- dor óssea, especialmente nas costas, quadris e punhos
- encurtamento da altura devido ao colapso das vértebras da coluna vertebral
- postura encurvada
- Fraturas frequentes
- redução da mobilidade
É importante observar que a osteoporose pode progredir sem causar sintomas evidentes, daí a importância de exames de densitometria óssea para identificar precocemente a perda de densidade óssea.
Além dos sintomas físicos, a osteoporose pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, levando à incapacidade, dependência e até mesmo depressão devido à dor crônica e à limitação das atividades.
Causas e fatores de risco da osteoporose
- Gênero feminino
- Raça caucasiana
- Idade avançada
- Nutrição pobre
- Uso de tabaco
- Alguns medicamentos específicos (por exemplo, esteroides )
- Algumas condições médicas (por exemplo, anomalias da tiroide
Como é o diagnóstico da osteroporose?
Se houver suspeita de osteoporose, ou se for determinado que um indivíduo tem alto risco de desenvolver, realiza-se um teste denominado teste de densidade óssea.
As radiografias típicas não são um teste muito bom para determinar a densidade óssea. Embora você possa ouvir um médico afirmando que o osso parece fino em um raio-X, o teste de densidade óssea é um teste muito mais preciso.
Os testes de densidade óssea usam a exposição à radiação para avaliar o osso. Mas em vez de gerar uma imagem do osso, os médicos medem quanto o osso consegue absorver do feixe de raios X.
Ao fazer isso, eles podem determinar a densidade do osso e compará-la com os níveis esperados de densidade óssea. Os testes de densidade óssea são indolores e não invasivos. Eles podem ser usados para ajudar a orientar tratamentos e ajudar a prever a probabilidade de fratura.
Tratamento
Um dos desafios da perda óssea é que a condição não pode ser facilmente revertida, mas pode ser retardada. Os tratamentos concentram-se nos esforços para manter a densidade óssea e prevenir a perda contínua de osso. Existem alguns casos em que a densidade óssea pode realmente aumentar, mas, novamente, a ênfase geralmente visa os esforços para evitar mais perda óssea.
Várias modificações no estilo de vida são eficazes. Estas são etapas que todos podem seguir para melhorar a saúde óssea:
- Participar de exercícios regulares, de preferência atividades com levantamento de peso em que você fique de pé
- Parar de fumar
- Ter uma dieta saudável
- Garantir que você tenha uma ingestão adequada de nutrientes essenciais, incluindo cálcio e vitamina D, ou tomar suplementos se não consumir uma quantidade adequada desses nutrientes
Os medicamentos podem ser tratamentos eficazes para a osteoporose e existem várias opções para diferentes situações. As opções incluem:
- Terapia de reposição de estrogênio
- Bisfosfonatos
- Calcitonina
- Moduladores de receptores de estrogênio