O sinal oculto do câncer de pulmão que pode ser visto nos dedos
A condição descrita como baqueteamento digital não é normal e pode indicar algumas doenças, incluindo o câncer
Um simples teste do dedo pode revelar sinal de câncer de pulmão ainda no início. Isso porque quem tem a doença, ainda que sem apresentar sintomas, pode apresentar uma condição conhecida como baqueteamento digital.
O baqueteamento digital faz com que a ponta dos dedos fiquem arredondadas e com as unhas, alargadas, curvadas para baixo e amolecidas.
De acordo com a Cancer Research, mais de 35% das pessoas com câncer de pulmão de células não pequenas apresentam baqueteamento digital.
- O tipo de café que pode causar câncer se consumido em altas doses, de acordo com estudos
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
- Estudo mostra como a respiração pode avisar sobre câncer de pulmão
Essa condição foi descrita há cerca de 2.400 anos, por Hipócrates, como hipocratismo digital associado à doença pulmonar incapacitante, provavelmente enfisema pulmonar.
Desde então, vem sendo descrita associada a várias doenças, como DPOC, cirrose hepática, cardiopatias congênitas cianóticas, neoplasias malignas pulmonares, doenças inflamatórias intestinais, entre outras.
Como identificar esse sinal?
Existe um teste que pode identificar a condição. Chama-se teste da janela de Schamroth e consiste em pressionar as unhas do polegar ou indicador juntas e ver se há uma pequena janela em forma de diamante entre elas, como na ilustração abaixo.
Numa condição normal, geralmente é possível ver esse espaço entre os leitos ungueais e as unhas dos dois dedos.
No baqueteamento digital (foto abaixo), nota-se a ausência desse espaço (ou janela).
É importante dizer, no entanto, que nem sempre essa característica está associada a alguma doença, ela pode ocorrer por alterações genéticas, sendo comum aparecer durante a infância ou adolescência em famílias com histórico dessa condição.