O sintoma de ataque cardíaco que os homens percebem mais que as mulheres
O ataque cardíaco é uma das principais causas de morte. Porém, os sintomas costumam ser muito diferentes dependendo do sexo
Nem todos os ataques cardíacos ocorrem com uma dor repentina e esmagadora no centro do peito. Os sintomas de ataque cardíaco podem variar bastante. Alguns desses sintomas são mais frequentemente relatados pelos homens.
Já as mulheres são mais propensas a sofrer um ataque cardíaco sem nenhuma dor no peito. É por isso que é tão importante conhecer seus próprios fatores de risco para um ataque cardíaco.
Sintomas comuns de ataque cardíaco em homens e mulheres
- Pressão, dor ou desconforto no peito
- Suor frio;
- Vômito;
- Tonturas;
- Desmaios;
- Náuseas;
- Dores ou desconforto nos braços, mandíbula e costas.
O sintoma de ataque cardíaco que os homens percebem mais
Um dos sintomas de ataque cardíaco que os homens tendem a perceber com mais frequência é a sensação de pressão no peito, que é intensa. Sendo que as mulheres nem sempre sentem essa dor no peito.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
E há algumas explicações para isso, incluindo fatores biológicos.
Homens e mulheres têm diferenças estruturais no coração e no sistema cardiovascular que podem influenciar a sensação da dor.
O coração dos homens tende a ser maior, e as artérias coronárias são mais largas. Isso significa que, durante um ataque cardíaco, as obstruções nas artérias coronárias dos homens podem ser mais localizadas. Sendo assim, isso resulta em dor intensa, especialmente no peito e no braço esquerdo.
Já nas mulheres, as artérias coronárias podem apresentar obstruções menores e difusas, o que faz com que o ataque cardíaco produza sintomas mais sutis ou dispersos, como dor nas costas, mandíbulas ou até fadiga extrema, em vez da clássica dor no peito.
Outra explicação possível para a diferença na intensidade da dor tem relação com o tipo de placa aterosclerótica que se forma nas artérias coronárias de homens e mulheres.
Homens tendem a desenvolver sobretudo placas mais calcificadas e duras, que podem romper subitamente, causando um bloqueio mais completo e súbito da artéria.
Esse bloqueio súbito resulta em dor intensa, muitas vezes descrita como uma pressão esmagadora no peito.
Por outro lado, nas mulheres, as placas tendem a ser mais moles e difusas. Portanto, pode resultar em uma obstrução menos completa. Isso pode levar a sintomas menos intensos ou mais generalizados.
Quais os fatores de risco para um ataque cardíaco?
- tabagismo
- sedentarismo
- alimentação ruim
- colesterol alto
- estresse em excesso.
Além do ataque cardíaco, essas fatores podem provocar hipertensão, AVC, obesidade, depressão e diabetes.
O ataque cardíaco é uma emergência que exige cuidados médicos imediatos. Por isso, identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa. O tratamento, geralmente, é cirúrgico e/ou medicamentoso, com uso de anticoagulantes, por exemplo.