O tipo de exercício que melhora a força muscular e a saúde mental

Apenas 5 minutos de treino já traz benefícios, segundo estudo

Por Silvia Melo em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
22/04/2025 11:32

Você sabia que cinco minutos diários de exercício físico já são suficientes para melhorar a saúde física e mental? Um novo estudo da Universidade Edith Cowan (ECU), na Austrália, reforça que mesmo pequenas quantidades de atividade física podem trazer grandes benefícios para o corpo e a mente — especialmente para quem tem uma rotina agitada ou está começando agora a se exercitar.

A pesquisa, publicada no European Journal of Applied Physiology, acompanhou 22 pessoas sedentárias, mas saudáveis, que participaram de um programa de exercícios excêntricos com o peso corporal.  Esse tipo de exercício envolve a aplicação de força muscular durante o alongamento do músculo.

Os treinos incluíam movimentos simples como agachamentos na cadeira, flexões de braço na parede, quedas de calcanhar e reclinação na cadeira — todos feitos em casa, sem a necessidade de academia ou equipamentos.

Resultados rápidos e consistentes com apenas 5 minutos por dia

Após quatro semanas de prática na maioria dos dias da semana, os resultados foram surpreendentes:

  • Aumento significativo da força muscular, flexibilidade e resistência;
  • Redução na frequência cardíaca pós-exercício, indicando melhora da saúde cardiovascular;
  • Melhora na saúde mental relatada pelos participantes.

Segundo o cientista esportivo Ken Nosaka, da ECU, esse tipo de exercício é ideal para a maioria das pessoas por ser acessível, simples e eficaz:

“Exercícios excêntricos são muito eficazes para melhorar o condicionamento físico, além de serem fáceis de manter, mesmo com pouco tempo.”

Um treino com exercícios simples, como agachamento, ajuda a melhorar a saúde física e mental
Um treino com exercícios simples, como agachamento, ajuda a melhorar a saúde física e mental - Ramon Ivan Moreno Prieto/istock

A chave está na constância, não na quantidade

Apesar das diretrizes da Organização Mundial da Saúde recomendarem 150 minutos de atividade física moderada por semana, os pesquisadores enfatizam que qualquer quantidade de exercício é melhor do que nenhum. 

Segundo os pesquisadores, usar cinco minutos por dia como ponto de partida pode ajudar as pessoas a criarem consistência e, com o tempo, evoluírem para práticas mais longas.

Além disso, os participantes foram encorajados a dividir os cinco minutos ao longo do dia, o que torna o hábito ainda mais fácil de ser incorporado à rotina. A prova do sucesso do programa está no dado de que 83% dos participantes mantiveram os exercícios ou práticas semelhantes após o fim do estudo.