Obesidade eleva risco de 14 tipos de câncer, segundo estudo
Até 2025, o Brasil terá 29 mil casos de câncer associados à obesidade. É o que revelou um estudo feito pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
A pesquisa publicada na revista científica “Cancer Epidemiology” revela que esse número vai corresponder a 5% do total de casos no país.
De acordo com o estudo, 14 tipos de câncer estão associados à obesidade, são eles: o de mama na pós-menopausa, o de cólon e reto, de útero, da vesícula biliar, do rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo (células plasmáticas da medula óssea), esôfago, pâncreas, estômago e tireoide.
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
As mulheres são as maiores vítimas, atingidas pelo câncer de mama (5 mil casos),colo de útero (2 mil) e cólon (700). Nos homens, a maior incidência foi o câncer de cólon (1 mil), de próstata (900) e fígado (650).
Ainda com base no que foi observado na pesquisa, os Estados brasileiros com maior número de pessoas com a doença associada à obesidade foram São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Para Leandro Fórnias Machado de Rezende, um dos pesquisadores do estudo, a magnitude de casos de câncer relacionados à obesidade é alarmante. Ele acredita que se o problema não for enfrentado com seriedade, em breve, o excesso de peso será a principal causa de câncer no Brasil.
Leia também: