OMS acende alerta após dois casos de gripe aviária em humanos
De acordo com a agência de saúde, a situação global do vírus é preocupante, por conta de seu amplo poder de disseminação em todo o mundo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando com autoridades do Camboja após a confirmação de dois casos de gripe aviária em seres humanos no país. A infecção, que afeta principalmente animais, tem uma taxa de mortalidade de 50% em humanos.
“A situação global do H5N1 é preocupante, dada a ampla disseminação do vírus em aves em todo o mundo”, disse Sylvie Briand, diretora de preparação e prevenção de epidemias e pandemias da agência de saúde da ONU. “Estamos em estreita comunicação com as autoridades do Camboja para entender mais sobre o surto.”
A OMS ainda alertou que outros casos humanos são esperados, já que o vírus continua a ser detectado em populações de aves, e pediu maior vigilância em todos os países.
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
Quase todos os casos de infecção por H5N1 em pessoas foram associados ao contato próximo com aves vivas ou mortas infectadas ou ambientes contaminados.
De 2003 a 25 de fevereiro de 2023 , um total de 873 casos humanos de H5N1 e 458 mortes foram relatados globalmente em 21 países.
Sintomas da gripe aviária
A gripe aviária é um tipo infeccioso de gripe que se espalha entre as aves e pode afetar os humanos. Existem muitas cepas diferentes do vírus. Quatro delas causaram preocupação nos últimos anos. São elas: H5N1 (desde 1997); H7N9 (desde 2013); H5N6 (desde 2014) e H5N8 (desde 2016).
A infecção causa sintomas semelhantes aos do resfriado comum, como tosse, febre, dor de garganta e, às vezes, doenças respiratórias graves e pneumonia. O contato com as aves é a principal forma de transmissão.