OMS faz alerta sobre 19 fungos que ameaçam a saúde pública
Entre os patógenos do grupo crítico, está o fungo Candida auris, que é altamente resistente a medicamentos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou pela primeira vez uma lista de fungos que representam uma ameaça à saúde pública. Ao todo, são 19 “patógenos prioritários”, que devem ser foco de mais pesquisas e vigilância.
De acordo com a OMS, esses fungos estão cada vez mais comuns e se tornando cada vez mais resistentes aos tratamentos. Atualmente, existem apenas quatro classes de medicamentos antifúngicos disponíveis.
Essas infecções fúngicas geralmente afetam pacientes gravemente doentes e aqueles com sistema imunológico enfraquecido, principalmente pacientes com câncer, HIV/AIDS ou que fizeram transplantes de órgãos.
Categorias diferentes de prioridade
A lista divide os patógenos em três categorias: prioridade crítica, alta e média. Os patógenos fúngicos de cada categoria prioritária são assim classificados principalmente devido ao seu impacto na saúde pública e/ou risco emergente de resistência antifúngica.
Embora reconheça esses patógenos críticos como uma preocupação de saúde pública globalmente, a OMS enfatiza que a lista deve ser interpretada e contextualizada com cuidado, “pois alguns patógenos endêmicos podem ser mais preocupantes em seus respectivos contextos regionais ou locais.”
O grupo crítico de fungos inclui o Candida auris, que é altamente resistente a medicamentos, o Cryptococcus neoformans, Aspergillus fumigatus e Candida albicans.
Veja abaixo a lista completa:
- Cryptococcus neoformans
- Candida auris
- Aspergillus fumigatus
- Candid albicans
- Nakaseomyces glabrata
- Histoplasma spp.
- Eumycetoma causative agents
- Mucorales
- Fusarium spp.
- Candida tropicalis
- Candida parapsilosis
- Scedosporium spp.
- Lamentospora prolificans
- Coccidioides spp.
- Pichia Kudriavzeveii (candida Krusei)
- Crytococcus gattii
- Talaromyces marneffei
- Pneumocystis jirovecii
- Paracoccidioides spp.