OMS alerta para possibilidade de pandemia de gripe aviária em humanos

Embora a transmissão do vírus para humanos seja rara, a agência de saúde afirma que ela precisa ser monitorada de perto

10/02/2023 09:02

Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o mundo deve se preparar caso a gripe aviária atinja os humanos.

O medo aumentou nas últimas semanas após a propagação do vírus para mamíferos, incluindo lontras e raposas na Grã-Bretanha. A transmissão para outros animais alarmou para a possibilidade do vírus infectar humanos também.

OMS alerta para possível pandemia de gripe aviária em humanos
OMS alerta para possível pandemia de gripe aviária em humanos - mariis/istock

O diretor-geral da OMS , Tedros Adhanom, disse que, embora os riscos atuais sejam baixos, a transmissão precisa ser “monitorada de perto”.

“No momento, a OMS avalia o risco para os seres humanos como baixo. Mas não podemos presumir que continuará assim e devemos nos preparar para qualquer mudança no status”, disse.

Adhanom disse que a transmissão em humanos tem sido “rara e insustentável” desde que a cepa específica da gripe aviária – H5N1 – surgiu em 1996.

No ano passado, quatro pessoas foram infectadas com o vírus em todo o mundo e houve uma morte.

Mas o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, disse que a gripe aviária representa uma ameaça constante devido ao seu potencial causador de pandemia. “A vigilância em animais é importante para detectar quaisquer alterações no vírus que tenham implicações para a saúde humana”, afirmou.

A OMS pediu aos países que fortaleçam a vigilância em áreas onde animais e humanos interagem, como fazendas.

Sintomas da gripe aviária

A gripe aviária é um tipo infeccioso de gripe que se espalha entre as aves e pode afetar os humanos. Existem muitas cepas diferentes do vírus. Quatro delas causaram preocupação nos últimos anos. São elas: H5N1 (desde 1997); H7N9 (desde 2013); H5N6 (desde 2014) e H5N8 (desde 2016).

A infecção causa sintomas semelhantes aos do resfriado comum, como tosse, febre, dor de garganta e, às vezes, doenças respiratórias graves e pneumonia. O contato com as aves é a principal forma de transmissão.