OMS aponta principais causas de morte no mundo
Os fatores de risco são hábitos não saudáveis que poderiam ser evitados
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta as doenças não transmissíveis são as principais causas de morte no mundo.
De acordo com a agência de saúde da ONU, essas enfermidades – também conhecidas como doenças crônicas – matam 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 74% de todas as mortes no mundo.

Os principais tipos de doenças não transmissíveis são as doenças cardiovasculares (como ataques cardíacos e derrames), cânceres, doenças respiratórias crônicas (como doença pulmonar obstrutiva crônica e asma) e diabetes.
- Fundação Behring lança bolsas de estudo para graduação em tecnologia no exterior exclusivas para brasileiros
- Exercício físico é essencial para um envelhecimento saudável, destaca especialista
- O dinheiro pode comprar felicidade? Nova pesquisa resolve debate antigo
- Quem ama vai amar: 5 rolês em Serra Negra para curtir a dois
Essas doenças, segundo a OMS, afetam desproporcionalmente as pessoas em países de baixa e média renda, onde ocorrem mais de três quartos das mortes globais por doenças não transmissíveis (31,4 milhões).
O documento revela que a cada dois segundos uma pessoa com menos de 70 anos morre de uma das quatro doenças não transmissíveis no mundo.
Os principais fatores de risco apontados são o tabagismo, a alimentação não saudável, o uso nocivo do álcool, o sedentarismo e a poluição do ar.
“A eliminação desses fatores poderia prevenir ou retardar problemas de saúde significativos e muitas mortes prematuras por DNTs ( doenças não transmissíveis )”, sugere a OMS.