OMS decide novo nome da varíola dos macacos; saiba qual é
Mudança foi adiantada por um dos diretores da agência de saúde da ONU e deve ser oficializada em breve
Após abrir uma consulta pública para rebatizar a varíola dos macacos (monkeypox) e discutir internamente com um grupo de especialistas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) parece finalmente ter decidido o novo nome da doença.
O diretor do Centro Colaborador da OMS sobre Legislação Sanitária Global, Lawrence Gostin, adiantou, em sua conta no Twitter, que a entidade passará a se referir à infecção como MPOX. Segundo ele, o anúncio oficial será feito em breve.
- Folha de louro: benefícios e como usar na geladeira
- Estudo sugere que beber este chá reduz risco de diabetes
- Latam e Azul estão entre as 10 aéreas mais pontuais do mundo em 2024
- AVC: sintomas incomuns que podem indicar um perigo imediato
“OMS está para anunciar MPOX como a nova terminologia. Olhar vencido. Os estereótipos racistas da varíola dos macacos não eram apenas estigmatizantes, mas também impediram a resposta e diminuíram a cooperação. A sociedade civil e o USG (governo dos Estados Unidos) têm pressionado pela mudança de nome”, escreveu ele.
A atribuição de novos nomes a doenças existentes é responsabilidade da OMS. E a decisão por essa renomeação, segundo a entidade, faz parte de um trabalho contínuo para alinhar nomes de doençsa, vírus e variantes com as melhores práticas atuais.
A monkeypox foi descoberta em 1958, quando pesquisadores investigavam um surto infeccioso em primatas oriundos da África que estavam sendo estudados na Dinamarca. No entanto, pouco tempo depois, os cientistas observaram que os macacos não participavam da dinâmica da infecção como animais reservatórios do vírus.
Dessa forma, para evitar que estigma e preconceito contra os indivíduos infectados e maus-tratos contra os animais, houve uma preocupação global em mudar o nome da doença.
Embora essa preocupação em alterar o nome tenha aparecido há meses, a decisão teria ocorrido somente agora por conta da pressão dos Estados Unidos, que pediram urgência à OMS, ameaçando alterar o nome unilateralmente.
Membros do governo norte-americanos temem que o estigma relacionado ao termo “monkeypox” (varíola dos macacos em português) possa estar prejudicando a busca pelo imunizante no país.
Sintomas da doença
De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos EUA, sintomas da varíola dos macacos podem incluir:
- Febre
- Dor de cabeça
- Dores musculares e dores nas costas
- Linfonodos inchados
- Arrepios
- Sintomas respiratórios (por exemplo, dor de garganta, congestão nasal ou tosse)
- Erupção cutânea que pode se parecer com espinhas ou bolhas que aparecem no rosto, dentro da boca e em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus.
A erupção passa por diferentes estágios antes de cicatrizar completamente. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas. Às vezes, as pessoas ficam com uma erupção cutânea primeiro, seguida por outros sintomas. Outros só experimentam uma erupção cutânea.