OMS desaconselha dois medicamentos contra a covid-19
A nova orientação foi publicada após constatar a ineficácia da drogas diante das variantes atualmente em circulação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou sua recomendação para o uso das preparações de anticorpos contra a covid-19, o Xeduvy, baseado na molécula sotrovimab, e o Ronapreve, baseado na combinação sairivimab-imdevimab.
A nova orientação foi publicada no British Medical Journal após constatar a ineficácia da drogas diante das variantes atualmente em circulação.
Mesmo no início da onda Ômicron, foi reconhecido que a nova variante do SARS-CoV-2 estava além do alcance de algumas preparações de anticorpos. Isso se intensificou ainda mais com o aparecimento das subvariantes.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
As preparações são propensas a perder eficácia porque consistem em anticorpos monoclonais que se ligam ao mesmo local na superfície do vírus, que geralmente é a proteína spike.
Se as mutações alteram a superfície neste ponto, os anticorpos podem perder completamente seu efeito neutralizante.
Testes in vitro feito por uma equipe da Universidade de Tóquio não conseguiram mais observar um efeito neutralizante com esses anticorpos, mesmo na concentração alta.
Os especialistas atualizaram também as recomendações sobre outros medicamentos, principalmente o Remdesivir, que agora passa a ser indicado também para doenças graves, além de formas brandas da covid, mas não doenças críticas.