OMS faz reunião de urgência após confirmar surto do vírus Marburg
Já foram confirmadas nove mortes na Guiné Equatorial e 16 casos suspeitos
A OMS (Organização Mundial da Saúde) convocou uma reunião de urgência para tratar sobre o surto do vírus de Marburg, uma doença altamente infecciosa e mortal semelhante ao Ebola.
Já foram confirmadas nove mortes na Guiné Equatorial e 16 casos suspeitos, o que obrigou o país africano a declarar estado de alerta sanitário. De acordo com a OMS, outras investigações estão em andamento e equipes foram implantadas nos distritos afetados para rastrear contatos, isolar e fornecer assistência médica às pessoas com suspeita da infecção.
Os pacientes tiveram sintomas clássicos da doença, como febre, fadiga e vômito com sangue e diarreia.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
O que é o vírus Marburg?
O vírus Marburg é o agente causador da doença do vírus Marburg (MVD), que provoca febre hemorrágica viral grave em humanos.
Primo do Ebola, o vírus Marburg é da família Filoviridae (filovírus). É altamente infeccioso e muitas vezes leva à morte. Em surtos anteriores, as taxas de mortalidade chegaram a até 88%.
O vírus foi detectado inicialmente em 1967 após surtos em Marburg e Frankfurt na Alemanha e Belgrado na Sérvia. A OMS diz que esses surtos estavam ligados a trabalhos de laboratório usando macacos verdes africanos, importados de Uganda.
Em 2005, o vírus matou mais de 200 pessoas em Angola, naquele que foi considerado o surto mais mortal já registrado, segundo a OMS.
Os sintomas do vírus Marburg
- febre
- dor de cabeça
- mal-estar
- diarreia
- dor abdominal
- náusea
- vômito
- letargia
- dores musculares
- fezes e vômito com sangue
- sangramento do nariz, gengivas e vagina
- sangramento espontâneo em locais de punção venosa
- inflamação dos testículos
- confusão, irritabilidade e agressividade.
Transmissão
O vírus Marburg é transmitido aos humanos por morcegos frugívoros e se espalha através do contato direto com os fluidos corporais de pessoas infectadas ou com superfícies e materiais contaminados com fluidos corporais de uma pessoa que está doente ou morreu da doença do vírus de Marburg.
O contato desprotegido com fezes ou aerossóis de morcegos infectados também pode causar a infecção.