OMS fala que já é possível enxergar o fim da pandemia
Tedros Adhanom alertou, no entanto, que se o mundo não aproveitar a oportunidade agora, ainda há o risco de mais variantes
Em coletiva de imprensa, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que já é possível ver o fim da pandemia da covid-19. Ele frisou, no entanto, que ela ainda não acabou.
“Um maratonista não para quando a linha de chegada aparece. Ela corre mais forte, com toda a energia que lhe resta. Nós também devemos. Podemos ver a linha de chegada. Estamos em uma posição vencedora. Mas agora é a pior altura para deixar de correr ”, disse aos jornalistas.
Ele também alertou que, se o mundo não aproveitar a oportunidade agora, ainda há o risco de mais variantes, mortes, interrupções e incertezas.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
“Então, vamos aproveitar esta oportunidade”, pediu ele, anunciando que a OMS está divulgando seis breves resumos de políticas que descrevem as principais ações que todos os governos devem tomar agora para “terminar a corrida”.
Os resumos de políticas usam como base as evidências e experiência dos últimos 32 meses, descrevendo o que funciona melhor para salvar vidas, proteger os sistemas de saúde e evitar perturbações sociais e econômicas.
“[Eles] são um apelo urgente para que os governos analisem suas políticas e as fortaleçam para a covid-19 e futuros patógenos com potencial pandêmico”, explicou Tedros.
Os documentos, que estão disponíveis online, incluem recomendações sobre vacinação da maioria dos grupos de risco, testes e sequenciamento contínuos do vírus SARS-CoV-2 e integração de tratamento eficaz para covid-19 nos sistemas de saúde primários.
Eles também pedem às autoridades que tenham planos para futuros surtos, incluindo a garantia de suprimentos, equipamentos e profissionais de saúde extras.
Os resumos também contêm conselhos de comunicação, incluindo treinamento de profissionais de saúde para identificar e lidar com informações erradas, além de criar materiais informativos de alta qualidade.