OMS recomenda aplicação generalizada da 1ª vacina contra malária

Cerca de 800 mil crianças em três países já foram vacinadas em um projeto para avaliar os efeitos da vacinação

06/10/2021 15:40

Em decisão histórica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou e recomendou a primeira vacina contra malária do mundo depois de 30 anos de pesquisas científicas.

A recomendação vale especialmente para as crianças na África Subsaariana e em outras regiões com transmissão moderada a alta da doença, que mata todos os anos 500 mil pessoas.

“Este é um momento histórico. A tão esperada vacina contra a malária para crianças é um avanço para a ciência, a saúde infantil e o controle da malária ”, disse o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus .

“Usar esta vacina além das ferramentas existentes para prevenir a malária pode salvar dezenas de milhares de vidas jovens a cada ano”, completou.

OMS aprova e recomenda a primeira vacina contra malária do mundo
OMS aprova e recomenda a primeira vacina contra malária do mundo - Hailshadow/istock

Sucesso em projeto piloto

A recomendação veio após análise de dados e percepções gerados a partir de dois anos de vacinação em clínicas de saúde infantil nos três países-piloto: Gana, Quênia e Malaui. Ao todo, foram administradas mais de 2,3 milhões de doses.

Esse projeto com a vacina mostrou uma eficácia de 40% contra a malária no primeiro ano e 30% de redução do quadro severo. Além disso, o imunizante tem demonstrado um perfil de segurança favorável, segundo a OMS.

Mais de 2,3 milhões de doses da vacina contra malária já foram aplicadas em um projeto-piloto
Mais de 2,3 milhões de doses da vacina contra malária já foram aplicadas em um projeto-piloto - RolfAasa/istock

Os próximos passos, de acordo com a entidade, incluem definir as fontes de financiamento da distribuição da vacina. Além disso, espera-se a inclusão do imunizante como parte das estratégias nacionais de vacinação.

A vacina contra a malária RTS, S / AS01 deve ser fornecida em um esquema de quatro doses em crianças a partir dos 5 meses de idade.