Onda misteriosa de hepatite em crianças no Reino Unido intriga médicos
Agência de saúde orienta que pais fiquem atentos aos sinais e busquem ajuda médica na suspeita da doença
Um surto de hepatite atingiu pelo menos 74 crianças com menos de 10 anos no Reino Unido este ano. As autoridades de saúde iniciaram uma investigação para entender o que está motivando essa onda de infecção.
Foram registrados 49 casos na Inglaterra, 13 na Escócia e 12 no País de Gales e na Irlanda do Norte, todos ocorridos desde janeiro.
A resposta para a onda de infecções pode estar no adenovírus, uma família de vírus comuns que causam resfriados leves, vômitos e diarreia. Embora normalmente não causem hepatite, a doença é uma complicação rara conhecida do vírus.
Os adenovírus são comumente transmitidos de pessoa para pessoa e ao tocar superfícies contaminadas, bem como pela via respiratória.
Os chefes da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) observam ainda que a covid e outras infecções também podem ser possíveis causas da doença inflamatória do fígado.
As autoridades enfatizaram, no entanto, que não há ‘nenhuma ligação’ com as vacinas contra a covid, pois nenhuma das crianças afetadas foi vacinada.
A UKHSA orientou que os pais fiquem atentos para os sinais de hepatite, que podem incluir urina escura, fezes de cor cinza pálida, coceira na pele e amarelecimento dos olhos e da pele.
Os sintomas também podem incluir dores musculares e articulares, febre, sensação de mal-estar e cansaço incomum o tempo todo.
Hepatite
A hepatite é uma inflamação do fígado que geralmente é causada por uma infecção viral ou dano hepático em consequência do consumo de álcool. Também pode ser causada pelo uso de alguns remédios e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Atualmente, existe vacina disponível contra o vírus.
Quando a hepatite é transmitida por um vírus, geralmente é causada pelo consumo de alimentos e bebidas contaminados com as fezes de uma pessoa infectada ou contato com sangue ou via sexual.
As hepatites virais são doenças silenciosas e graves, por isso a importância do diagnóstico precoce.