Onde fazer teste gratuito de HIV, sífilis e hepatites

Existem, no Brasil, dois tipos de testes: os exames laboratoriais e os rápidos; confira a lista de serviços

Por: Lucas Galdino

Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira, 27, mostram uma redução de 16% dos casos e óbitos por Aids no país nos últimos quatro anos. Segundo informações da Agência Brasil, fatores como a garantia do tratamento para todos, a melhora do diagnóstico, a ampliação do acesso à testagem, a diminuição do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento contribuíram para a queda.

Para diagnosticar e prevenir doenças sexualmente transmissíveis, o Governo Federal disponibiliza diversos serviços de saúde. Chamados de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), esses locais realizam testes para HIV, sífilis e hepatites B e C de forma gratuita.

Existem, no Brasil, dois tipos de testes: os exames laboratoriais e os testes rápidos. Os testes rápidos podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.

Teste de HIV
Crédito: CIPhotos / iStockO teste rápido para HIV e sífilis já é adotado nos Centros de Testagem e Acolhimento do Brasil

Os exames são realizados com uma gotinha de sangue (HIV e sífilis) ou até mesmo com fluído oral (só HIV) e o atendimento é inteiramente sigiloso, oferecendo a quem realiza o teste acompanhamento de uma equipe de profissionais para orientar sobre resultado do exame, seja ele positivo ou negativo.

Fazer o teste e saber o resultado é um passo decisivo para a saúde da pessoa e de seus companheiros. Se o resultado do paciente acusa não ter o vírus, ele tem mais um motivo para continuar se cuidando. Em caso de resultado positivo, os CTAs encaminham os pacientes para iniciar o quanto antes o tratamento nos serviços de referência.

Ao procurar um CTA, o usuário tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva, a depender do serviço. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional, oferecer informações e tirar dúvidas sobre DST e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se.

Todos os testes têm um período denominado “janela diagnóstica”, que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a detecção do marcador da infecção (antígeno ou anticorpo). Isso quer dizer que, mesmo se a pessoa estiver infectada, o resultado do teste pode dar negativo se ela estiver no período de janela. Dessa forma, nos casos de resultados negativos, e sempre que persistir a suspeita de infecção, o teste deve ser repetido após, pelo menos, 30 dias.

Onde fazer teste de HIV em São Paulo (SP)
Onde fazer teste de HIV em São Paulo (SP)Marina Carrijo / Catraca Livre
Onde fazer teste de HIV no Rio de Janeiro (RJ)
Onde fazer teste de HIV no Rio de Janeiro (RJ)Marina Carrijo / Catraca Livre
Onde fazer teste de HIV em Belo Horizonte (MG)
Onde fazer teste de HIV em Belo Horizonte (MG)Marina Carrijo / Catraca Livre
Onde fazer teste de HIV em Salvador (BA)
Onde fazer teste de HIV em Salvador (BA)Marina Carrijo / Catraca Livre

Quando fazer o teste de HIV

O teste de HIV deve ser feito com regularidade e sempre que você tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. É muito importante que você saiba se tem HIV para buscar tratamento no tempo certo, possibilitando que você ganhe muito em qualidade de vida.

Quando fazer o teste de sífilis

O teste de sífilis deve ser feito com regularidade e sempre que você tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. Nos casos em que o teste rápido for positivo, uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial para conclusão do diagnóstico.

A sífilis tem cura. O tratamento deve ser realizado imediatamente com aplicação de penicilina.

Quando fazer o teste de hepatite B e C

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites B e C, observe se você já se expôs a algumas destas situações: praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

Na investigação das hepatites B e C, é preciso um intervalo de pelo menos 60 dias após o contato inicial com o vírus para que os antígenos virais (no caso da hepatite B) ou anticorpos (no caso da hepatite C) sejam detectados no exame de sangue. Após o diagnóstico, o profissional de saúde indicará o tratamento adequado.

Lembre-se de que existe uma vacina para prevenir a hepatite B. Procure uma unidade de saúde para se informar.

Onde fazer os testes

Abaixo, a Catraca Livre listou a relação dos locais para testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C disponíveis nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Clique no estado em que você mora e selecione o tipo de serviço desejado. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136). Confira:

Acre 

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Pará

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

Roraima

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Tocantins

Compartilhe:

Tags: #Sexo
Por: Lucas Galdino

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …