ONG coleta dentes de leite de crianças com autismo para pesquisa

Por: Catraca Livre Comunicar erro

O que fazer com os dentes de leite das crianças assim que eles caem? Muitos pais guardam, já outros descartam. Mas, agora, que tal doar esses dentinhos para um projeto que estuda o autismo infantil? Pois é exatamente isto que a A Fada do Dente faz, a ONG recebe dentes de leite com o objetivo de estudar os mecanismos biológicos envolvidos no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O TEA atinge milhares de pessoas pelo mundo e acredita-se que cerca de dois milhões de brasileiros apresentem algum tipo de autismo. O transtorno tem como sintomas a dificuldade de interação social, dificuldade de comunicação e comportamentos repetitivos.

Pelo diagnóstico depender basicamente da observação destas manifestações descritas acima, ele acontece quando a criança tem por volta de dois ou três anos de idade – apesar de alguns sinais e sintomas já aparecerem no período inicial do desenvolvimento infantil.

Desenvolvido pela bióloga Patrícia Beltrão Braga e sua equipe da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o professor Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia, o projeto A Fada do Dente arrecada dentes de leite de crianças com autismo por todo o Brasil. A partir da coleta, começa a pesquisa científica em busca do entendimento do autismo, bem como a busca por sua cura ou por um melhor tratamento.

Da polpa ou recheio desses dentes são extraídas células que, após procedimento científico, são transformadas em células-tronco semelhante às embrionárias e, posteriormente, diferenciadas em neurônios.

O estudo morfológico, muscular e funcional destes neurônios, comparados aos de pessoas que não sofrem de TEA, permite identificar as diferenças estruturais entre as células de uma criança autista com as de uma criança sem o distúrbio.

Pacientes sem nenhum diagnóstico de doenças neurológicas também podem doar seu dente para ser usado como controle nas pesquisas do projeto. O importante é que a coleta, armazenamento e envio do dente sejam realizados de maneira correta, em até 48 horas, para que ele possa ser útil nas pesquisas.

Saiba aqui como realizar todo este procedimento e ajudar A Fada do Dente neste trabalho tão importante!

Veja também:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …