Robô é projetado para ajudar no aprendizado de crianças com autismo e Síndrome de Down

Leka se move sozinho e, quando é arremessado, volta com um sorriso.
Leka se move sozinho e, quando é arremessado, volta com um sorriso.

Qual criança não gosta de brincar com robô? Pois é, pelo menos a maioria delas se encanta com esses pequenos “seres” tecnológicos. E se um robô ainda ajudar no desenvolvimento de crianças com autismo ou Síndrome de Down? É exatamente isso que uma empresa francesa fez, ela criou um robozinho que auxilia no aprendizado dos pequenos que possuem dificuldades específicas.

Batizado de Leka, o mesmo nome da empresa, o robô foi desenvolvido para auxiliar nas habilidades cognitivas, motoras, intelectuais e emocionais das crianças. O brinquedo, que encoraja a autonomia e trabalha as habilidades sociais, é multissensorial e interage com o pequeno durante a brincadeira.

Em forma de bola, o robô interage com a criança.
Em forma de bola, o robô interage com a criança.

Em forma de bola e com face virtual, Leka se move sozinho e, quando é arremessado, volta com um sorriso. O protótipo foca na estimulação da criança, ajudando na melhora do processamento sensorial e na redução da ansiedade.

O robô interage com sons, cores e luzes, e ainda possui jogos como esconde-esconde e um bingo colorido. Leka ainda conta com um dispositivo que possibilita aos pais acompanhem o desenvolvimento de seus filhos através de um aplicativo.

Segundo Ladisla de Toldi, um dos fundadores da companhia, Leka pode ser uma espécie de “cão guia” para autistas, pois proporciona sensação de segurança e serenidade à criança.

O robô Leka ainda é um protótipo e, para se tornar real e comercialmente viável, a empresa francesa arrecada dinheiro através de uma campanha de financiamento coletivo.

Com informações de The Greenest Post.

Veja também: