Estudo descobre jeito de cortar as calorias do arroz pela metade

O segredo é transformar o amido digerível em amido resistente; veja como fazer

Por: Redação

Presença quase sempre garantida na mesa do brasileiro, o arroz é um alimento nutritivo, mas rico em carboidrato na forma de amido, e, por isso, calórico. Para se ter uma ideia, uma xícara do cereal cozido contém cerca de 240 calorias. Mas um estudo descobriu que adicionar um certo tipo de gordura saudável durante seu cozimento ajuda a reduzir a absorção dessas calorias pelo corpo.

O experimento foi feito por pesquisadores da Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka. Eles observaram que colocar óleo de coco na água do cozimento e depois submeter o arroz ao processo de aquecimento e resfriamento altera a estrutura dos grãos, tornando-os mais resistentes à enzima digestiva. Com isso, o corpo fica incapaz de converter parte desse amido em açúcar e absorvê-lo na corrente sanguínea. Ou seja, menos calorias do arroz são absorvidas pelo organismo.

arroz cozinhando
Crédito: Kuppa_rock/istockModo de preparo diferente reduz calorias do arroz

Para conseguir o feito, é preciso seguir a seguinte receita:

Adicione uma colher de chá de óleo de coco à água fervente e, na sequência, despeje meia xícara de arroz. Cozinhe por 40 minutos ou ferva por 20 a 25 minutos. Depois disso, o arroz cozido deve descansar na geladeira por 12 horas, o que significa que você precisará cozinhá-lo bem antes da próxima refeição. Ao fim desse processo, pode esquentá-lo normalmente antes de comer.

Os pesquisadores perceberam que esse modo de preparo fez a produção de amido resistente aumentar 10 vezes mais que o normal e as calorias caírem pela metade.

óleo de coco
Crédito: Belchonock/istockÓleo de coco no arroz pode ajudar na redução das calorias

O que acontece durante o processo?

De acordo com os pesquisadores,  o óleo de coco entra nos grânulos de amido durante o cozimento, alterando a estrutura do carboidrato. Mas isso é apenas uma etapa desse experimento. Para ser completo, é necessário o resfriamento de 12 horas.

Essa última etapa é importante, pois ela consolida a transformação do amido.

Compartilhe:

1
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
2
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
3
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
4
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
5
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
6
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
7
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
8
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …