Os 3 principais sintomas de depressão que você não deve ignorar
A depressão uma doença grave incapacitante que acomete cerca de 280 milhões de pessoas no mundo, de acordo com Organização Mundial da Saúde
Você tem se sentido estranhamente cansado, triste e desmotivado ultimamente? Sair da cama torna-se um desafio e até as tarefas diárias parecem extremamente difíceis? Quando esses sintomas de vazio e tristeza assumem o controle, você pode começar a questionar se está sofrendo de depressão.
Uma coisa é certa: não existe uma face única da depressão. Cada pessoa afetada apresenta uma combinação muito individual de sintomas emocionais, mentais (cognitivos) e/ou físicos.
Na maioria dos casos, entretanto, a depressão é caracterizada por pelo menos dois dos três sintomas principais a seguir.
- Estudo aponta 2 novas causas para demência
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres
- Cientistas decifram o caminho para o alívio da depressão em horas
Quais são os sintomas da depressão?
- humor claramente deprimido
- Falta de interesse e alegria
- Falta de motivação e aumento da fadiga
A depressão grave é frequentemente acompanhada de sintomas físicos como perda de apetite, perda de peso ou perda de libido.
Todas essas condições muitas vezes dificultam a vida cotidiana. O que costumava ser tão fácil de fazer, de repente se torna tedioso ou extremamente desgastante.
Mas como você pode determinar se tem depressão? Se houver sinais iniciais como os citados acima, por pelo menos duas semanas, é aconselhável consultar um médico.
Outros sintomas que também podem aparecer em quadros depressivos
- Sentimentos pessimistas
- Excesso de reclamação
- Tristeza persistente
- Perda de interesse por atividades que costumavam ser agradáveis
- Mudanças no apetite ou peso
Ter dificuldade em dormir (insônia) ou dormir excessivamente (hipersonia) - Sentimentos de culpa ou inutilidade
- Irritabilidade
- Falta de cuidado com a aparência
Tratamento da depressão
A depressão é tratável, e um profissional de saúde mental pode oferecer orientação, suporte e opções de tratamento.
Geralmente, o tratamento para a depressão envolve uma abordagem multifacetada que pode incluir terapia, medicamentos e mudanças no estilo de vida.
O plano de tratamento específico pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da gravidade dos sintomas e das preferências individuais.
Algumas das opções são:
Terapia psicológica (psicoterapia)
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma forma de terapia que se concentra na identificação e na modificação de padrões de pensamento negativos e comportamentos disfuncionais.
Medicamentos
Os antidepressivos podem incluir classes de medicamentos como inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), inibidores da recaptação de serotonina e norepinefrina (IRSN), e outros.
Eles ajudam a regular os neurotransmissores no cérebro para melhorar o humor e reduzir os sintomas depressivos. O uso de medicamentos antidepressivos deve ser monitorado de perto por um profissional de saúde.
Mudanças no estilo de vida
O médico pode sugerir ainda algumas mudanças no estilo de vida, como a adesão à atividade física regular, alimentação saudável e sono adequado. Tudo isso é essencial para a saúde mental.