Os 5 traços de personalidade e o que eles dizem sobre as pessoas

Esses traços têm uma influência significativa em diversos aspectos da vida, incluindo relações pessoais, carreira e saúde mental

Por Silvia Melo em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
04/10/2024 12:33

Entender os os traços de personalidade é uma ferramenta valiosa para o autoconhecimento
Entender os os traços de personalidade é uma ferramenta valiosa para o autoconhecimento - Andrii Yalanskyi/istock

As características de comportamento de cada individuo são formadas pela combinação de vários traços de personalidade. A psicologia trabalha com 5 principais para ter um panorama geral da personalidade humana.

Esses traços são: extroversão, abertura à experiência, conscienciosidade, amabilidade e neuroticismo.

É essencial saber que nenhuma personalidade pode ser definida exclusivamente por um único traço. A maioria das pessoas possui uma combinação desses cinco traços, em diferentes graus.

Os cinco principais traços de personalidade

Extroversão

A extroversão diz respeito ao indivíduo que se energiza por meio da interação com os outros, enquanto os introvertidos tendem a se cansar com essa atividade e necessitam de um pouco mais solidão para “recarregar” as energias.

As pessoas com traços e extroversão podem ser mais sociáveis, assertivas, falantes e amigáveis.

Abertura à experiência 

A Abertura à Experiência refere-se ao nível de curiosidade, imaginação e criatividade de uma pessoa. Pessoas com alta abertura tendem a ser inovadoras, curiosas, e apreciam a arte, a literatura e novas experiências. Elas gostam de explorar novas ideias e podem ser vistas como pessoas criativas e abertas a mudanças.

Já aqueles com baixa abertura preferem rotinas familiares e tendem a ser mais pragmáticos e tradicionais. Eles podem ser mais avessos ao risco e preferem abordagens convencionais aos problemas.

Conscienciosidade

A Conscienciosidade está relacionada À tendência de controlar impulsos e agir de maneira socialmente aceitável. Também se relaciona à organização, responsabilidade e autodisciplina.

Indivíduos altamente conscienciosos são geralmente planejadores, organizados, detalhistas e capazes de gerenciar prazos com eficiência. Eles tendem a ser confiáveis, mostrando um alto nível de autocontrole e responsabilidade em suas ações.

Pessoas com baixa conscienciosidade podem ser mais impulsivas, desorganizadas e propensas a procrastinar. Elas podem ter dificuldade em cumprir prazos e manter uma rotina disciplinada.

Amabilidade

A Amabilidade está relacionada à cooperação, altruísmo e empatia. Pessoas altamente amáveis são geralmente gentis, prestativas e confiáveis. Elas tendem a ser boas em manter relacionamentos harmoniosos, resolvendo conflitos de maneira pacífica e evitando confrontos sempre que possível.

Indivíduos com baixa amabilidade podem ser vistos como mais competitivos, críticos e até mesmo céticos em relação às intenções dos outros. Eles podem priorizar seus próprios interesses sobre os dos outros e ser menos propensos a agir de maneira cooperativa.

Neuroticismo

O Neuroticismo refere-se à tendência de experimentar emoções negativas como ansiedade, medo, raiva e tristeza com mais frequência e intensidade.

Pessoas com altos níveis de neuroticismo tendem a ser mais sensíveis ao estresse e geralmente são pessimistas, ansiosas, tímidas, inseguras, muito autocríticas.