Os benefícios do hot yoga: o que a ciência diz sobre a prática

Prática em salas aquecidas ganhou popularidade significativa nos últimos anos. Saiba quais são os benefícios

Por Silvia Melo em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
26/05/2025 03:00

Você já ouviu falar em hot yoga? Essa variação do yoga tradicional é praticada em ambientes aquecidos entre 35°C e 40°C, com umidade controlada, e tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo todo. Mas afinal, quais são os verdadeiros benefícios do hot yoga? Trata-se apenas de uma moda passageira ou há ciência por trás dos efeitos positivos dessa prática intensa e transformadora?

Originalmente chamada de Bikram yoga, essa versão incluía sempre a mesma sequência de 26 posturas fixas. Com o tempo, muitos estúdios adaptaram a prática, tornando-a mais dinâmica e variada.

1. Melhora do condicionamento físico

A prática exige esforço cardiovascular e muscular significativo. A elevação da frequência cardíaca e o aumento da temperatura corporal tornam o hot yoga um exercício mais intenso do que a ioga tradicional.

2. Aumento da força e flexibilidade

O calor ajuda a relaxar os músculos, permitindo alongamentos mais profundos. Ao mesmo tempo, posturas desafiadoras fortalecem braços, pernas, costas e core.

O calor facilita o alongamento
O calor facilita o alongamento - FreshSplash/istock

3. Estímulo à saúde cardiovascular

Embora ainda faltem revisões científicas abrangentes, alguns estudos indicam potenciais benefícios à saúde da hot yoga. Esse tipo de prática tem sido associado ao aumento do condicionamento aeróbico e à melhora da função cardiovascular.

4. Melhora na tolerância à glicose

Essa prática também pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo o risco de doenças metabólicas como o diabetes tipo 2.

5. Saúde mental e gerenciamento do estresse

Além dos benefícios físicos, o hot yoga pode promover redução do estresse, ansiedade e melhora da qualidade do sono, graças à respiração consciente e ao foco mental exigido durante a aula.

E quanto à desintoxicação? Mito ou verdade?

Um dos argumentos mais comuns a favor do hot yoga é que ele ajuda na “desintoxicação do corpo” por meio da transpiração. No entanto, isso é um mito: a verdadeira função de eliminar toxinas do organismo está nos rins e no fígado — não no suor. O que realmente acontece é a perda de líquidos e sais minerais, o que pode causar desidratação se não houver hidratação adequada antes, durante e após a aula.

Durante o hot yoga ocorre transpiração excessiva, que é a forma do corpo regular a temperatura e eliminar excesso de água e sais minerais
Durante o hot yoga ocorre transpiração excessiva, que é a forma do corpo regular a temperatura e eliminar excesso de água e sais minerais - Tero Vesalainen/istock

Quais são os riscos do hot yoga?

Embora o hot yoga traga benefícios, não é uma prática indicada para todos. Por ser fisicamente extenuante e realizado em ambientes quentes, pode levar a sintomas como:

  • Tontura e mal-estar;
  • Queda da pressão arterial;
  • Fadiga extrema;
  • Desidratação.

Pessoas com problemas cardíacos, pressão instável ou sensibilidade ao calor devem consultar um médico antes de começar.