Os gatilhos para a síndrome do intestino irritável

Estes desencadeadores de sintomas podem variar de pessoa para pessoa

17/04/2023 06:00

A síndrome do intestino irritável (SII) pode levar a vários sintomas, como dor de estômago, cólicas, inchaço abdominal, diarreia e muco esbranquiçado nas fezes. Embora a causa exata da SII ainda não seja totalmente compreendida, existem vários gatilhos conhecidos que podem desencadear os sintomas dessa condição.

Conheça alguns gatilhos da síndrome do intestino irritável
Conheça alguns gatilhos da síndrome do intestino irritável - globalmoments/istock

Alimentos

Certas bebidas e alimentos são capazes de intensificar os sintomas e desencadear as crises da SII. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, quem sofre com essa condição precisa acompanhar o que comeu e bebeu junto com os sintomas.

Alimentos ricos em gorduras, laticínios, alimentos picantes, cafeína, bebidas alcoólicas e alimentos com alto teor de gás, como feijão e repolho, são alguns exemplos de alimentos que podem desencadear os sintomas da SII em algumas pessoas.

Além disso, frutas com alto teor de frutose, como maçãs, mangas e peras, também podem piorar a condição.

Estresse

O estresse emocional e a ansiedade também são considerados gatilhos comuns da SII.

Isso ocorre porque o sistema gastrointestinal está intimamente ligado ao sistema nervoso, e o estresse e a ansiedade podem afetar negativamente o funcionamento do intestino.

Aprender técnicas de gerenciamento de estresse, como exercícios de respiração, meditação e terapia cognitivo-comportamental, pode ajudar a reduzir as crises.

Alterações hormonais

Embora a relação entre as alterações hormonais e a SII ainda não seja completamente compreendida, evidências indicam que mudanças nos níveis hormonais podem contribuir para o agravamento dos sintomas dessa condição.

Algumas mulheres podem notar que os sintomas pioram durante o período menstrual, por exemplo.

Isso acontece porque, durante o período menstrual, os níveis de hormônios como o estrogênio e a progesterona sofrem mudanças, o que pode levar a alterações na motilidade intestinal e na sensibilidade do intestino.