Os sinais de alerta pouco conhecidos que podem indicar sepse

A sepse é uma das causas de morte mais frequentes em todo o mundo; saiba reconhecer

A sepse é conhecida como uma doença silenciosa que pode levar à morte. Ela ocorre quando o sistema imunológico do corpo entra em ação em resposta a uma infecção. As mais comuns são pneumonia, infecções abdominais e infecções urinárias.

Esta reação violenta faz com que o sistema imunológico danifique o próprio tecido do corpo, o que pode levar à falência de órgãos com risco de vida. 

Os primeiros sintomas da sepse podem ser facilmente confundidos com condições mais leves, o que significa que pode ser difícil de diagnosticar.

Quais os sinais de alerta de sepse?

  • fala arrastada ou confusão;
  • tremores extremos;
  • dores musculares;
  • não urinar durante o dia;
  • falta de ar grave;
  • pele manchada ou descolorida.
Saiba reconhecer os sinais de sepse
Créditos: katerynakon/DepositPhotos
Saiba reconhecer os sinais de sepse

Por dentro dos sintomas

À medida que a sepse se torna mais grave, pode levar a uma queda perigosa da pressão arterial, que por sua vez pode fazer com que as pessoas apresentem uma alteração no estado mental.

Uma das maneiras mais fáceis de detectar isso em uma pessoa é se sua fala ficar arrastada ou se ela apresentar confusão geral.

A fala arrastada também pode ser um sinal de outras condições, como acidente vascular cerebral, que também requer atendimento de emergência. 

Um sinal anterior de sepse são tremores extremos quando o corpo tenta ser esquentar, uma resposta padrão a uma infecção. 

Isso também pode vir junto com dores musculares à medida que a sepse se torna mais grave.

Da mesma forma, produzir menos urina do que o normal, por exemplo, não urinar durante um dia, é outro sinal potencial grave de sepse.

Isto ocorre em parte porque uma diminuição da pressão arterial causada pela sepse, bem como um risco aumentado de coágulos sanguíneos, pode reduzir o fornecimento de sangue a órgãos como os rins, que produzem urina, afetando a sua função. 

Como os rins podem ser os primeiros órgãos a começar a apresentar sinais de função reduzida devido à sepse, a produção reduzida de urina é um sinal da doença. 

A falta de ar grave é outro sinal grave de que o corpo está sob tensão, pois a sepse pode causar síndrome do desconforto respiratório agudo.

Alterações no tom ou na aparência da pele são outro sinal grave de sepse.

A pele também pode desenvolver hematomas ou grandes áreas roxas que também podem ficar azuis, um sinal de que o corpo não está recebendo oxigênio suficiente. 

Para pessoas com pele mais escura, essas alterações costumam ser mais fáceis de ver nas palmas das mãos e nas solas dos pés. 

Atendimento de urgência é fundamental

Um paciente pode piorar rapidamente se não houver tratamento precoce.

Assim, qualquer pessoa que desenvolva algum destes sintomas deve procurar ajuda médica urgentemente.

Se detectada precocemente, a sepse pode ser facilmente tratada com antibióticos e líquidos intravenosos.

Mas estes devem ser administrados assim que houver suspeita de sepse, dada a velocidade com que os pacientes podem piorar.