Os sintomas da doença crônica que afeta o cabelo de Beyoncé
A cantora Beyoncé revelou que enfrenta a doença desde a infância e que vai lançar uma linha de cosméticos para os fios
A artista Beyoncé surpreendeu os fãs ao revelar em entrevista no último domingo, 18, que sofre de psoríase, uma doença crônica que a acompanha desde a infância.
Caracterizada por manchas vermelhas, descamação, e irritação da pele, a cantora revelou que a condição também afeta seu couro cabeludo, o que é conhecido como psoríase capilar.
Beyoncé revela que enfrenta doença desde a infância
Em um bate-papo com a revista Essence, Beyoncé, sempre aberta sobre sua vida pessoal, compartilhou suas memórias mais antigas envolvendo a psoríase.
- Falta de zinco: aprenda a identificar os sintomas e saiba como tratar a tempo
- Ator da Globo descobre doença crônica antes de cirurgia: ‘eu não sabia’
- O que causa psoríase? Estudo indica possível origem da doença
- 8 doenças vasculares comuns: conheça os sintomas de cada uma
“Tenho muitas lembranças ligadas ao meu cabelo. A relação que temos com nossos cabelos é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no couro cabeludo para tratar minha psoríase – esses momentos foram sagrados para mim”, relatou a cantora.
Além de falar sobre suas experiências pessoais, Beyoncé também anunciou um novo empreendimento. Ela lançará nesta terça-feira, 20, a Cécred, uma linha de produtos para cuidados com o cabelo.
O que provoca a psoríase capilar?
A psoríase é uma condição inflamatória, autoimune e crônica que pode se manifestar em qualquer fase da vida, mas normalmente ocorre entre os 20 e 40 anos.
A psoríase é um problema complexo, com múltiplas possíveis causas, incluindo fatores genéticos e autoimunes. O estilo de vida também pode desempenhar um papel, pois o estresse crônico, baixos níveis de vitamina D e o uso de tabaco estão associados a um maior risco de desenvolver essa condição.
Além disso, pacientes imunocomprometidos ou com outro problema de saúde que cause baixa imunidade estão mais propensos a desenvolver psoríase.
Quais são os sintomas da psoríase?
Embora não sejam contagiosos, os sintomas da psoríase podem ser desconfortáveis e afetar a autoestima do paciente. São eles:
- lesões vermelhas;
- descamação da pele, com presença em áreas como a nuca, testa, orelhas e especialmente o couro cabeludo;
- coceira;
- queda de cabelo.
Tratando a psoríase do couro cabeludo
Embora não exista uma cura definitiva para a psoríase, vários tratamentos estão disponíveis para ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Estes incluem tratamentos tópicos, medicamentos orais, terapias biológicas, shampoos especiais e fototerapia.
Além disso, a adoção de um estilo de vida saudável pode desempenhar um papel importante no controle da psoríase. Isso envolve cuidados adequados com o cabelo e o couro cabeludo, reduzindo o estresse emocional, praticando atividades físicas regulares e mantendo uma dieta saudável.
Vale destacar que, se você apresenta sintomas de psoríase, é importante procurar aconselhamento médico.