Os sintomas da hérnia inguinal que afastou William Bonner do JN
Jornalista foi vítima de fake news e explicou que precisou se afastar da bancada do telejornal para tratar a doença
O jornalista William Bonner, âncora do Jornal Nacional da TV Globo, volta ao trabalho na noite desta quarta-feira, 22, após ficar um período afastado da bancada para tratar uma hérnia inguinal.
Pelo Instagram, Bonner desmentiu que precisou ser levado com urgência ao hospital, como alguns veículos de fofoca propagaram, e declarou que tirou uma licença do trabalho para retirar as hérnias e repousar.
“Ninguém me procurou pra verificar a veracidade da fofoca antes de publicar o caça-cliques. Se tivessem feito isso, saberiam que no dia 10 de fevereiro passei por um procedimento de laparoscopia pra eliminar hérnias inguinais. Não foi ontem, mas há 9 dias. E tudo ocorreu dentro do previsto pra casos assim. Sem urgência nenhuma, sem correria. Portanto, nada ‘às pressas’.
No dia seguinte, sábado, 11 de fevereiro, eu já estava em casa. Tirei uma licença do trabalho, porque o procedimento exige repouso de alguns dias – e meus chefes me aconselharam a emendar com a folga do Carnaval. Foi bom, porque o meu umbigo passou a me lembrar a toda hora que ele existe.
Estou muito bem, obrigado. Saúde pra todo mundo. Quarta-feira estarei de volta ao @jornalnacional lá na firma.”
O que é hérnia inguinal?
A hérnia inguinal, também chamada de hérnia da virilha, é o deslocamento dos tecidos do interior do abdômen por um ponto fraco da parede muscular abdominal na região inguinal (virilha).
Como a hérnia não desaparece sozinha, é necessária cirurgia, assim como fez Bonner, para se evitar complicações.
4 sinais e sintomas da hérnia inguinal
Além de uma protuberância na virilha, a dor na região – especialmente quando a pessoa tosse, se inclina ou levanta um objeto pesado – também é sinal da condição.
A pessoa também pode reclamar de uma sensação de fraqueza ou pressão na virilha e ocasionalmente apresentar inchaço ao redor dos testículos quando o intestino saliente desce para o escroto.
Riscos de complicação
Há riscos do conteúdo da hérnia ficar preso na parede abdominal e causar um estrangulamento. Isso corta o fluxo sanguíneo para o tecido preso e pode ser fatal se não tratado.
Os sinais e sintomas de uma hérnia estrangulada incluem náuseas, vômitos ou ambos, febre, dor súbita que se intensifica rapidamente, uma protuberância de hérnia que fica vermelha, roxa ou escura e incapacidade de evacuar.