Os sintomas de apendicite e como identificá-los
Se você suspeitar que tem apendicite, deve procurar orientação médica imediatamente, mesmo que os sintomas não sejam tão claros
Na apendicite, o chamado apêndice, que fica na extremidade do apêndice, fica inflamado. Embora seja comum, a condição não deixa de ser perigosa. Qualquer pessoa que notar sinais e sintomas não deve hesitar em consultar um médico.
Como ocorre a apendicite?
O apêndice é uma pequena bolsa em forma de dedo que se projeta a partir do cólon no lado inferior direito do abdômen.
Este longo apêndice é um beco sem saída. Tem entrada, mas não tem saída – e isso pode se tornar um problema: partículas de alimentos, pedras fecais ou corpos estranhos podem se acumular no apêndice e inflamar o órgão.
Isso é coloquialmente conhecido como “apendicite”, embora na verdade seja o apêndice que fica inflamado. No entanto, as causas dessa inflamação ainda não estão completamente claras.
Mesmo uma simples apendicite aguda geralmente causa fortes dores nas pessoas e exige cuidado. Sem tratamento, existe o risco de complicações.
Se o tecido inflamado ficar mais fraco, o apêndice pode romper. O conteúdo intestinal, pus e bactérias são então distribuídos por toda a cavidade abdominal.
Esta ruptura do apêndice pode ter consequências graves porque outros órgãos também podem ficar inflamados. Tal infecção pode levar à infertilidade em mulheres e, no pior dos casos, até mesmo ser fatal.
Para evitar complicações graves, a apendicite deve ser tratada precocemente. Para que isso aconteça, é importante reconhecê-los em tempo útil.
Não é uma tarefa fácil, pois muitos sintomas de doenças também podem indicar outras doenças.
Quais os sintomas de apendicite?
O primeiro sinal de apendicite é uma dor no meio do abdômen. Essas dores crescentes podem ficar mais fortes ou mais fracas ao longo das horas.
Com o tempo, a dor geralmente passa do meio para o lado direito da parte inferior do abdômen – onde está localizado o apêndice.
Outros possíveis sintomas de apendicite
- Perda de apetite
- constipação ou diarreia
- uma sensação geral de mal-estar
- aumento da temperatura ou febre
O problema é que muitos desses sintomas também ocorrem em outras doenças, como na infecção gastrointestinal, síndrome do intestino irritável ou infecção na bexiga.
Ode dói o apêndice?
Você pode descobrir por si mesmo se realmente é apendicite em um teste inicial:
- Determine como e onde exatamente está a dor: a apendicite causa cólicas e fortes dores abdominais. Elas se estendem do umbigo até o lado direito da parte inferior do abdômen.
- Observe se a dor aumenta ao tossir ou espirrar ou ao caminhar – esses são sinais de alerta de apendicite.
- Use as mãos para aplicar uma leve pressão na área da dor. Quando você tem apendicite, pressionar ou soltar aumenta a dor.
- Também é típico da apendicite que o estômago fique duro e particularmente sensível à pressão.