Os sintomas do câncer de endométrio que a atriz Marieta Severo enfrentou

A atriz revelou sua luta contra um câncer de endométrio e destacou a importância da detecção precoce e prevenção

Marieta Severo relata luta contra câncer
Créditos: Reprodução/Globoplay
Marieta Severo relata luta contra câncer

No último domingo, 24, a atriz Marieta Severo, de 76 anos, compartilhou abertamente sua vitória contra o câncer de endométrio.

Com uma detecção precoce da doença, Marieta conseguiu se submeter a um tratamento que evitou complicações significativas, ressaltando a relevância do conhecimento sobre os sintomas da doença.

“Nunca falei sobre isso antes, mas, sim, tive câncer de endométrio. (…) Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia”, afirmou, durante uma entrevista ao jornal O Globo.

Marieta, diante do diagnóstico, optou pela remoção de seu útero e ovários como uma medida preventiva contra a recorrência do câncer. A idade e o fato de já estar em menopausa também enfatizaram a decisão.

“Preciso usar a minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro. Após os tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram”, declarou a atriz, que aceitou ser madrinha da campanha Setembro em Flor, do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA).

O que é câncer de endométrio?

O câncer de endométrio afeta o tecido que reveste o útero e representa uma das causas mais letais de mortalidade entre as mulheres no mundo.

Somente no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) reportou 7,8 mil casos e aproximadamente duas mil mortes somente em 2022.

Por sua vez, existe um maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer em mulheres acima dos 50 anos, especialmente após o início da menopausa. Nesse sentido, o tumor endometrial é apenas uma das várias formas de câncer que afetam o corpo do útero, incluindo também tumores na musculatura uterina externa, um tanto mais raros.

Sintomas e fatores de risco do câncer de endométrio

O sangramento vaginal fora do período menstrual ou mais intenso do que o normal é o principal sintoma do câncer de endométrio.

Outros sinais a se observar incluem:

  • dores na parte inferior do abdômen;
  • aumento do volume abdominal;
  • perda de peso rápida e intensa;
  • qualquer sangramento vaginal em mulheres após a menopausa.

Prestando atenção a esses sintomas, Marieta foi capaz de detectar a doença em seu estágio inicial.

Entre os fatores de risco para o câncer de endométrio, estão:

  • diabetes;
  • sobrepeso;
  • sedentarismo;
  • síndrome do ovário policístico;
  • hiperplasia endometrial.

Além disso, o uso de estrogênio para reposição hormonal após a menopausa, menarca precoce, menopausa tardia e nuliparidade também são fatores associados.

Prevenção e diagnóstico

De acordo com os especialistas, as melhores formas de prevenção do câncer de endométrio são a prática regular de atividade física, manutenção do peso corporal adequado e um estilo de vida saudável.

Quanto ao diagnóstico, exames como o papanicolau e a ultrassonografia transvaginal, apesar de serem importantes, muitas vezes não conseguem detectar o avanço da doença no endométrio. O diagnóstico definitivo normalmente é confirmado através de uma biópsia com curetagem uterina.