Os sintomas do câncer de pulmão que vitimou o DJ Linearwave
Conheça os sinais e sintomas do câncer de pulmão que Yuri Bastos, de 33 anos, enfrentava
Yuri Bastos, também conhecido como Linearwave, DJ e o maior produtor de Lo-fi (gênero que ajuda no controle da ansiedade) da América Latina, morreu na quarta-feira, 6.
Com mais de 200 milhões de streamings no Spotify, Yuri criava músicas com referências de gêneros como bossa nova, música eletrônica, hip-hop e ambient music.
O artista, de 33 anos, estava internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo. E segundo a TK7 Group, assessoria que gerenciava a carreira do DJ, a causa da morte foi um câncer de pulmão.
- Saiba tudo sobre o jogo que está liderando a categoria de Terror no ‘Fortnite’
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
Esse tipo de câncer, segundo as estimativas, é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres no Brasil, sem contar o câncer de pele não melanoma. É o primeiro em todo o mundo em incidência entre os homens e o terceiro entre as mulheres.
Sintomas do câncer de pulmão
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença, na maioria das vezes, começa de maneira silenciosa, não provocando quaisquer sintomas. Porém, em estágios mais avançados, a pessoa pode apresentar os seguintes sinais:
- tosse;
- tosse com expectoração mucosa;
- Tosse persistente;
- Escarro com sangue;
- Dor no peito;
- Rouquidão;
- Piora da falta de ar;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Perda de apetite;
- Pneumonia recorrente ou bronquite;
- Cansaço e fraqueza.
Na maioria dos casos, esses sintomas não indicam câncer, mas vale procurar um médico para atendimento personalizado, principalmente se não melhorarem em poucos dias.
Como é o diagnóstico da doença?
Raio-x do tórax, complementado por tomografia computadorizada são os exames iniciais para investigar uma suspeita de câncer de pulmão.
Os exames são bem importantes, especialmente em pacientes assintomáticos sob risco de câncer de pulmão ou com sintomas precoces sugestivos, como emagrecimento, tosse persistente e padrão de tosse diferente do habitual.
Quando algo suspeito é identificado, os médicos recorrem à broncoscopia (endoscopia respiratória). Nesse procedimento, uma amostra de tecido do pulmão é coletada e examinada em laboratório para determinar se o câncer está presente e, em caso afirmativo, que tipo de câncer é.
Tratamento
O tratamento para o câncer de pulmão varia de acordo com o estágio da doença, o tipo de câncer de pulmão e a condição geral do paciente. Os principais métodos de tratamento incluem:
- Cirurgia: indicada para remover o tumor cancerígeno do pulmão, principalmente em estágios iniciais da doença.
- Radioterapia: a radioterapia utiliza feixes de radiação para destruir ou danificar as células cancerígenas, sendo utilizada tanto como tratamento principal quanto complementar à cirurgia.
- Quimioterapia: a quimioterapia utiliza medicamentos para destruir as células cancerígenas em todo o corpo, sendo administrada por via oral ou intravenosa.
- Terapia-alvo: essa forma de tratamento utiliza medicamentos específicos para atacar proteínas ou genes que estimulam o crescimento do câncer de pulmão.
- Imunoterapia: a imunoterapia estimula o sistema imunológico do paciente a combater as células cancerígenas.
- Terapia combinada: em alguns casos, é recomendada a combinação de diferentes tratamentos, como cirurgia seguida de quimioterapia e radioterapia.
- Paliativos: em casos avançados ou metastáticos, o objetivo do tratamento pode ser melhorar a qualidade de vida do paciente e aliviar os sintomas.