Os sintomas e tratamento do câncer de pâncreas diagnosticado em Edu Guedes
Apresentador passou por cirurgia no fim de semana. A doença costuma ser silenciosa agressiva

O apresentador e chef de cozinha Edu Guedes, de 50 anos, passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas no último sábado (5), em São Paulo. A descoberta foi feita após uma crise renal, que levou os médicos a realizarem exames mais aprofundados, que acabaram revelando o tumor.
Quais são os sintomas do câncer de pâncreas?
Inicialmente, o câncer de pâncreas não apresenta sintomas notáveis. Mas existem certos sinais de aviso que se devem ter em atenção como:
- pele amarelada (icterícia);
- urina escura (colúria);
- fadiga;
- falta de apetite;
- perda de peso;
- dor no abdômen superior e nas costas.
Pele amarelada (icterícia) e sangramento no estômago ou intestino são os dois sintomas graves mais associados ao diagnóstico de adenocarcinoma ductal pancreático (ADP), o tipo mais comum de câncer de pâncreas.
Fatores de risco e importância da prevenção
As causas do câncer de pâncreas variam, sendo que em cerca de 10% a 15% dos casos são decorrentes de fatores de risco hereditários, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Alguns dos fatores externos de risco incluem o tabagismo, sobrepeso e obesidade, diabetes mellitus e pancreatite crônica não hereditária.
Por isso, manter uma rotina de exames periódicos, especialmente em pessoas com histórico familiar da doença ou outros fatores de risco, é fundamental.
Tratamento e diagnóstico do câncer de pâncreas
O diagnóstico é normalmente feito por meio de exames de imagem (ressonância magnética, tomografia computadorizada ou ultrassonografia) associados à biópsia.
O tratamento do câncer de pâncreas depende principalmente do estágio da doença. A remoção cirúrgica do tumor, como a feita por Edu Guedes, ainda é uma das principais formas de tratamento, especialmente quando a doença é detectada em estágio inicial. Quimioterapia e radioterapia também podem ser indicadas, dependendo do caso.